Mato Grosso, Segunda-Feira, 18 de Mar�o de 2024     
Novo Portal
PPGLetras realiza 3º Seminário de Pesquisa e 1º Encontro de Egressos
EVENTO
PPGLetras realiza 3º Seminário de Pesquisa e 1º Encontro de Egressos
06/12/2019 18:04:50
por Comunicação Câmpus

O Programa de Pós-graduação em Letras (PPGLetras) da Unemat, campus Sinop, reuniu discentes do Mestrado, mestres formados pelo Programa e alunos de graduação, no 3º Seminário de Pesquisa e 1º Encontro de Egressos do PPGLetras. O tema dos eventos foi “Vivências Literárias e Linguísticas nos entornos da Amazônia”. As atividades ocorreram ao longo de dois dias, 13 e 14 de novembro, no auditório da Casa Brasil.

Na ocasião, os discentes da Turma 3 do Mestrado em Letras apresentaram o andamento de suas pesquisas nas linhas de Estudos Linguísticos e Estudos Literários, e os egressos do Programa puderam socializar as vantagens que a conclusão do mestrado trouxeram para o dia a dia profissional. 

O mestre em Letras, professor Romeu Donatti, integrou a primeira turma do Programa e destacou a importância do evento e o orgulho por fazer parte da história do PPGLetras. “É uma iniciativa que evidencia, de maneira séria e comprometida com os acontecimentos sociais, a produção científica realizada nesse espaço amazônico. Coroa o trabalho de excelência desenvolvido pela Unemat e por toda a equipe do PPGLetras”, avaliou.

Já a discente da Turma 3 do PPGLetras, Katia Pimentel, ressaltou a contribuição para as pesquisas em andamento feita por professores do Programa e pelos docentes convidados, professora doutora Clarissa Menezes Jordão (UFPR) e professora doutora Karin Volobuef (Unesp). “Contribuíram de forma construtiva em todas as apresentações e ouvir o depoimento dos egressos foi uma novidade incentivadora para quem está no processo e para quem deseja ingressar”, contou Katia.

A professora Clarissa agradeceu o convite feito pela coordenação do PPGLetras para participar do evento. “Foi uma grande honra e uma grande descoberta em relação aos trabalhos que estão sendo desenvolvidos. Destaco especialmente duas questões que me chamaram muito a atenção: percebi a presença e o interesse dos docentes de linhas teóricas diferentes, o interesse pelos trabalhos do grupo e não apenas pelos trabalhos da linha teórica específica, o que é extremamente produtivo e, depois, durante os debates sobre as pesquisas dos alunos, também a contribuição dos docentes de várias áreas diferentes. Deu para perceber que os docentes estabelecem entre si um diálogo bastante respeitoso. Em relação às pesquisas, chamou a atenção a inserção, a preocupação com a comunidade, com os desdobramentos do trabalho acadêmico na vida das pessoas, da sociedade”, elogiou a pesquisadora.

A graduanda em Letras e bolsista de iniciação científica, Riscieli Dallagnol, também destacou o acolhimento e a possibilidade de vislumbrar novas pesquisas. “Muito interessante para quem quer futuramente entrar nesse Programa. Esse evento possibilita eu adquirir conhecimento sobre como ocorrerem essas pesquisas, quais os requisitos. São pesquisas que trazem benefícios para a comunidade”, destacou.

A coordenadora do PPGLetras, professora doutora Leandra Ines Seganfredo Santos, comemorou o sucesso do evento. “Estamos consolidando um trabalho que temos realizado na pós-graduação. É um termômetro para que se avalie o desenvolvimento das pesquisas no âmbito do Programa e pudemos observar bastante maturidade nos trabalhos que estão em andamento e destacar a natureza dos objetos de estudo e as peculiaridades do contexto onde o programa está inserido, que é o contexto amazônico, o contexto mato-grossense, dando vez e voz para os sujeitos que aqui constroem esse Estado”, finalizou.

 

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24474 | Impressões: 138093
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada