Mato Grosso, Domingo, 05 de Julho de 2020     
Comitê Acompanhamento COVID
Aluno que luta contra câncer faz alerta para acabar com preconceito
NOVEMBRO AZUL
Aluno que luta contra câncer faz alerta para acabar com preconceito
22/11/2019 17:55:10
por Nataniel Zanferrari e Rychard Hojnaski

O aluno de Zootecnia, Luiz Fernando Oliveira Velozo, foi diagnosticado com câncer na coxa esquerda em 2016. Luiz era montador de touro e recém-formado como técnico agropecuário e, após conselhos médicos, foi até o Hospital do Câncer, onde teve certeza do diagnóstico através de exames como a biopsia.

Campanha brasileira de conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata, mas abordando também outros tipos de câncer, o Novembro Azul vem com o objetivo de acabar com todo e qualquer preconceito com todo e qualquer tipo de câncer, e alertar a comunidade masculina para a importância de se procurar ajuda médica, com exames de rotina e preventivos.

A seguir, o relato do período de luta que está sendo vivido por Luiz Fernando.

O médico queria amputar minha perna. A primeira opção era a amputação parcial da perna, porém não cogitava essa opção, pesquisei outras formas de tratamento. A esperança de não amputar a perna e achar outra forma de tratamento fez com que eu achasse outras opções viáveis para tratar, com cirurgia e mais de 30 sessões de quimioterapia e radioterapia.

Nós achamos que nunca irá acontecer com a gente. O mais difícil é a notícia. Eu era montador, atleta, estudava, trabalhava. Eu não imaginava.

Ingressei na Unemat em Pontes e Lacerda em agosto de 2018, ainda em tratamento, porém neste ano ainda realizei outra cirurgia. Tive muito apoio dos amigos, dos professores e da Universidade, e da minha família, em especial da minha mãe, Maria Regina Veloso da Cruz, fazendo com que por um curto tempo, esquecesse de meus problemas.

O homem é mais relaxado, por isso a importância do diagnóstico precoce do homem. É importante descobrir no início e abrir mão de qualquer preconceito a fim de cuidar da própria saúde e garantir um futuro longo e saudável.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 20590 | Impressões: 66
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada

Rede Social


Copyright 2020 - Universidade do Estado de Mato Grosso
Av. Tancredo Neves, 1095 - Cavalhada III
78217-900 - Cáceres - Mato Grosso
PABX +55 (65) 3221-0000