Mato Grosso, Sexta-Feira, 13 de Dezembro de 2019     
2018 Aluno que luta contra câncer faz alerta para acabar com preconceito
NOVEMBRO AZUL
Aluno que luta contra câncer faz alerta para acabar com preconceito
22/11/2019 17:55:10
por Nataniel Zanferrari e Rychard Hojnaski

O aluno de Zootecnia, Luiz Fernando Oliveira Velozo, foi diagnosticado com câncer na coxa esquerda em 2016. Luiz era montador de touro e recém-formado como técnico agropecuário e, após conselhos médicos, foi até o Hospital do Câncer, onde teve certeza do diagnóstico através de exames como a biopsia.

Campanha brasileira de conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata, mas abordando também outros tipos de câncer, o Novembro Azul vem com o objetivo de acabar com todo e qualquer preconceito com todo e qualquer tipo de câncer, e alertar a comunidade masculina para a importância de se procurar ajuda médica, com exames de rotina e preventivos.

A seguir, o relato do período de luta que está sendo vivido por Luiz Fernando.

O médico queria amputar minha perna. A primeira opção era a amputação parcial da perna, porém não cogitava essa opção, pesquisei outras formas de tratamento. A esperança de não amputar a perna e achar outra forma de tratamento fez com que eu achasse outras opções viáveis para tratar, com cirurgia e mais de 30 sessões de quimioterapia e radioterapia.

Nós achamos que nunca irá acontecer com a gente. O mais difícil é a notícia. Eu era montador, atleta, estudava, trabalhava. Eu não imaginava.

Ingressei na Unemat em Pontes e Lacerda em agosto de 2018, ainda em tratamento, porém neste ano ainda realizei outra cirurgia. Tive muito apoio dos amigos, dos professores e da Universidade, e da minha família, em especial da minha mãe, Maria Regina Veloso da Cruz, fazendo com que por um curto tempo, esquecesse de meus problemas.

O homem é mais relaxado, por isso a importância do diagnóstico precoce do homem. É importante descobrir no início e abrir mão de qualquer preconceito a fim de cuidar da própria saúde e garantir um futuro longo e saudável.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 688 | Impressões: 7
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada

Rede Social


Copyright 2019 - Universidade do Estado de Mato Grosso
Av. Tancredo Neves, 1095 - Cavalhada II
78200-000 - Cáceres - Mato Grosso
PABX +55 (65) 3221-0000