Mato Grosso, Ter�a-Feira, 23 de Abril de 2024     
Novo Portal
Professora defende primeira tese de doutorado em Ciências Ambientais da Unemat
PÓS-GRADUAÇÃO
Professora defende primeira tese de doutorado em Ciências Ambientais da Unemat
22/11/2019 17:35:30
por Hemilia Maia
Foto por: Jaime França

A professora Shaiana Vilella Hartwig da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) defendeu a primeira tese de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) da Instituição. A tese intitulada “Fatores meteorológicos e as alterações na pressão arterial e laboratorial dos pacientes em hemodiálise no Pantanal Mato-Grossense” foi orientada pela professora Eliane Ignotti, doutora em Saúde Pública e coorientada pela professora Beatriz Fátima Alves de Oliveira da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Shaiana é egressa da Instituição, enfermeira nefrologista, professora do curso de Enfermagem da Unemat e membro do projeto Mudanças Climáticas e Saúde Humana da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Após ter trabalhado durante oito anos no Centro de Tratamento do Rim, em Cáceres, Shaiana aliou, desde o mestrado, sua área de atuação com a do PPGCA. Durante a revisão bibliográfica, que fez para a sua tese de doutorado, Shaiana descobriu que não havia quantificação do efeito da temperatura sobre a pressão arterial dos pacientes renais crônicos, em tratamento com hemodiálise. A partir de seus estudos, a pesquisadora concluiu sua tese determinando o efeito da temperatura ambiente sobre a pressão arterial de pacientes em hemodiálise.

A atividade acadêmica também foi prestigiada pela coordenadora e vice-coordenadora do PPGCA, professoras Áurea Regina Alves Ingácio e Maria Antônia Carniello, pelos professores, também do programa, Antonio Francisco Malheiros, Eliane Ignotti e Ernandes Sobreira Oliveira Júnior, pelos professores do curso de Medicina, Alcione Lescano Júnior e do curso de Enfermagem  Bianca Teshima, pelo presidente da Sociedade Brasileira de Etnobiologia e Etnoecologia (SBEE), e professor da Universidade Federal do Pará (UFPA) e do PPGCA da Unemat, Flávio Bezerra Barros e a professora Amanda Cristina de Souza Andrade da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Participaram da banca, além dos professores Malheiros e Ignotti, os professores Luiz César Nazário Scala da UFMT, Ludmilla da Silva Viana Jacobson da Universidade Federal Fluminense (UFF) e a professora Sandra de Souza Hacon da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24679 | Impressões: 138860
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada