Mato Grosso, Sexta-Feira, 13 de Dezembro de 2019     
2018 Unemat recebe pesquisadores internacionais da área de Educação Física
ENSINO SUPERIOR
Unemat recebe pesquisadores internacionais da área de Educação Física
22/11/2019 16:36:21
por Danielle Tavares
Foto por: Danielle Tavares
Reitor da Unemat, Rodrigo Zanin, recebe pesquisadores internacionais
Reitor da Unemat, Rodrigo Zanin, recebe pesquisadores internacionais

Os professores Leisha Strachan (Canadá) e Fernando Santos (Portugal) estiveram na Unemat, em Cáceres, para participar de eventos acadêmicos voltados a estudantes, docentes e pesquisadores da Faculdade de Ciências da Saúde. Dentre os temas abordados em conferências, o “Esporte e desenvolvimento humano” e a “Pedagogia do Esporte: desenvolvendo habilidades para a vida”.

A Dra. Leisha Strachan é professora associada na Faculdade de Motricidade e Gestão de Recreação da Universidade de Manitoba (Canadá). Ela trabalha com o desenvolvimento positivo dos jovens no desporto, bem como na análise das experiências de crianças e jovens no desporto de recreação ou elite.

Fernando de Sousa Ferreira dos Santos é professor adjunto no Politécnico do Porto e assistente convidado no Politécnico de Viana do Castelo (Portugal). Desde 2016, desenvolve pesquisas nas áreas da formação de treinadores e desenvolvimento positivo dos jovens por meio do desporto.

Os dois pesquisadores realizam em seus países o Projeto Score, que busca o desenvolvimento positivo por meio do esporte, com uma abordagem que privilegia, não a competição, mas as qualidades dos jovens, no ensino de competências essenciais, como respeito, esforço, autonomia e liderança.

O projeto tem foco o que denominam 4C's: confiança, conexões, competência e caráter. “O objetivo é apoiar o crescimento dos jovens através do desporto e da vida, bem como ajudar os pais a reforçar essas aprendizagens em outros domínios da vida”, disse em entrevista o professor Fernando Santos.

A vinda dos pesquisadores foi possível devido a uma parceria com o Centro Interdisciplinar de Pesquisas em Esporte e Exercício Físico (Cipeef/Unemat). O coordenador do Centro, professor Riller Reverdito, afirmou que a ação objetiva ampliar as relações interinstitucionais no câmpus de Cáceres. “A partir da vinda deles, a intenção é estabelecer cooperação entre as instituições e desenvolver uma série de ações de ensino, pesquisa e extensão”, afirmou.

Saiba mais- O Projeto Score tem site próprio, onde está disponível a metodologia desenvolvida para pais, treinadores e professores: http://www.projectscore.ca/pt/.

 

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 723 | Impressões: 14
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada

Rede Social


Copyright 2019 - Universidade do Estado de Mato Grosso
Av. Tancredo Neves, 1095 - Cavalhada II
78200-000 - Cáceres - Mato Grosso
PABX +55 (65) 3221-0000