A Mostra de Iniciação Científica no Pantanal foi transferida para o Sesi Clube, na Rua das Maravilhas, em Cáceres. Durante os dias 21 e 22 de novembro, 446 alunos do Ensino Fundamental e Médio, de 20 escolas públicas e privadas, de 9 municípios mato-grossenses, orientados por 50 professores, participarão da oitava edição da Mostra de Iniciação Científica no Pantanal com 135 projetos. O horário permanece das 9h às 12h e das 14h às 17h.
O evento de Iniciação Científica é desenvolvido desde 2012, em Cáceres, pelo Centro de Educação e Investigação em Ciências e Matemática da Universidade do Estado de Mato Grosso (Ceicim-Unemat), em parceria com o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e a Secretaria Municipal de Educação.
Os alunos estarão divididos em equipes compostas por dois a quatro estudantes do Ensino Fundamental e Médio, um professor orientador e caso seja necessário, um coorientador. No dia 21 apresentam trabalhos as equipes das categorias: Iniciação Científica Mirim (Ensino Fundamental I - 1° ao 5° ano), Divulgação Científica (Ensino Fundamental II - 6° ao 9° ano) e Desenvolvimento Tecnológico (Ensino Médio) e, dia 22, as equipes da categoria Incentivo à Pesquisa (Ensino Fundamental II - 6° ao 9° ano - Ensino Médio).
A exposição oral do trabalho na Mostra de Iniciação Científica no Pantanal é precedida por outras três etapas que foram desenvolvidas ao longo do ano. Os três primeiros lugares com maior pontuação em cada uma das categorias serão premiados.
“A Mostra pretende contribuir com a melhoria do ensino de Ciências ao incentivar o ensino baseado na investigação nas escolas e o empoderamento de alunos e professores rompendo com o modelo, tão somente, das aulas ditadas e expositivas”, explica um dos coordenadores da Mostra, professor Marcos Francisco Borges.
A Mostra tem o objetivo de estimular a atitude investigativa na formação dos alunos da educação básica, a fim de ampliar o entendimento e o interesse deles pela Ciência. Tem como proposta que os alunos em equipe, sob a orientação de um professor, observem fenômenos ou situações vividas em seu cotidiano e, a partir de uma questão problema, desenvolvam durante o ano letivo um projeto de iniciação científica em uma das diferentes áreas da Ciência.
Para acesso a lista com as apresentações, clique em: Dia 21/11 e dia 22/11
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 487 | Impressões: 5 | |
![]() |
13/12/2019
Unemat recebe representantes de entidades e movimentos sociais13/12/2019
Unemat realiza palestras de prevenção com reeducandos de Cáceres12/12/2019
Curso Superior de Teatro da Unemat realiza Mostra de Cenas12/12/2019
Unemat certifica participantes de cursos de empreendedorismo12/12/2019
Unemat reelege diretor de câmpus em Colíder12/12/2019
Pesquisa inédita no Brasil mostra papel da Comissão de Direitos Humanos e Minorias11/12/2019
Presidente da Funai conhece Faculdade Indígena da Unemat11/12/2019
Unemat oferece 2.420 vagas para candidatos que fizeram Enem 201910/12/2019
Prefeitura e Unemat iniciam atendimento do 3º ciclo do Reurb em Cáceres09/12/2019
Entidades convidam população para criação de comissão estadual para evento do Papa e de rede sobre relações étnico-raciais13/12/2019
Unemat oferta 50 vagas para curso de Tecnologia em Teatro em Cuiabá26/12/2019
Unemat tem 60% das vagas reservadas para estudantes de escola pública26/12/2019
Unemat oferece diferentes auxílios e bolsas para acadêmicos13/12/2019
Unemat recebe representantes de entidades e movimentos sociais13/12/2019
Unemat realiza palestras de prevenção com reeducandos de Cáceres