Mato Grosso, Sexta-Feira, 13 de Dezembro de 2019     
2018 8ª Mostra de IC da Unemat foi transferida de local
INICIAÇÃO CIENTÍFICA
8ª Mostra de IC da Unemat foi transferida de local
19/11/2019 16:16:57
por Hemilia Maia
Foto por: Tela: Sálvio Júnior

A Mostra de Iniciação Científica no Pantanal foi transferida para o Sesi Clube, na Rua das Maravilhas, em Cáceres. Durante os dias 21 e 22 de novembro, 446 alunos do Ensino Fundamental e Médio, de 20 escolas públicas e privadas, de 9 municípios mato-grossenses, orientados por 50 professores, participarão da oitava edição da Mostra de Iniciação Científica no Pantanal com 135 projetos. O horário permanece das 9h às 12h e das 14h às 17h.

O evento de Iniciação Científica é desenvolvido desde 2012, em Cáceres, pelo Centro de Educação e Investigação em Ciências e Matemática da Universidade do Estado de Mato Grosso (Ceicim-Unemat), em parceria com o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e a Secretaria Municipal de Educação.

Os alunos estarão divididos em equipes compostas por dois a quatro estudantes do Ensino Fundamental e Médio, um professor orientador e caso seja necessário, um coorientador. No dia 21 apresentam trabalhos as equipes das categorias: Iniciação Científica Mirim (Ensino Fundamental I - 1° ao 5° ano), Divulgação Científica (Ensino Fundamental II - 6° ao 9° ano) e Desenvolvimento Tecnológico (Ensino Médio) e, dia 22, as equipes da categoria Incentivo à Pesquisa (Ensino Fundamental II - 6° ao 9° ano - Ensino Médio).

A exposição oral do trabalho na Mostra de Iniciação Científica no Pantanal é precedida por outras três etapas que foram desenvolvidas ao longo do ano. Os três primeiros lugares com maior pontuação em cada uma das categorias serão premiados.  

“A Mostra pretende contribuir com a melhoria do ensino de Ciências ao incentivar o ensino baseado na investigação nas escolas e o empoderamento de alunos e professores rompendo com o modelo, tão somente, das aulas ditadas e expositivas”, explica um dos coordenadores da Mostra, professor Marcos Francisco Borges.

A Mostra tem o objetivo de estimular a atitude investigativa na formação dos alunos da educação básica, a fim de ampliar o entendimento e o interesse deles pela Ciência. Tem como proposta que os alunos em equipe, sob a orientação de um professor, observem fenômenos ou situações vividas em seu cotidiano e, a partir de uma questão problema, desenvolvam durante o ano letivo um projeto de iniciação científica em uma das diferentes áreas da Ciência.

Para acesso a lista com as apresentações, clique em: Dia 21/11  e dia 22/11

 

 

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 486 | Impressões: 5
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada

Rede Social


Copyright 2019 - Universidade do Estado de Mato Grosso
Av. Tancredo Neves, 1095 - Cavalhada II
78200-000 - Cáceres - Mato Grosso
PABX +55 (65) 3221-0000