Mato Grosso, Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024     
Novo Portal
Unemat realiza palestra sobre câncer de mama com servidores
OUTUBRO ROSA
Unemat realiza palestra sobre câncer de mama com servidores
23/10/2019 18:01:09
por Nataniel Zanferrari

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) realizou na manhã de ontem (22) a palestra ‘Um toque de amor pela vida’, como parte da programação do Outubro Rosa, campanha brasileira de prevenção ao câncer de mama e ao câncer de colo de útero. A palestra foi realizada no Câmpus de Cáceres e participaram os servidores da Sede Administrativa e do Câmpus.

A professora Danyella Rodrigues de Almeida e as alunas do curso de Enfermagem explanaram sobrem os cânceres de mama e de colo de útero, prevenção e tratamento, além de abordarem o tema das doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). Na sequência, membros da Associação de Trabalhadores Voluntários contra o Câncer de Mama em Cáceres (Cáceres Mama) também focaram na prevenção do câncer de mama. A psicóloga Josilene Pereira Batista abordou a questão do acolhimento e da saúde mental e psicológica durante o tratamento de câncer.

As atividades foram encerradas com o depoimento da profissional técnica da Unemat, Divina Aparecida Costa dos Santos, que superou um câncer de colo de útero. Divina lembra que ações como estas são esclarecedoras para muitas pessoas. “Há pessoas que são esclarecidas, estudadas sobre o assunto e há outras que não, então esta campanha deve estar caminhando nesta direção, buscando estas pessoas e propagando o assunto na cidade, no país e no mundo”, contou divina

O evento foi realizado em parceria com as seccionais da Sede e do Câmpus de Cáceres do Sindicato dos trabalhadores da Educação Superior do Estado de Mato Grosso (Sintesmat), com a Secretaria Municipal de Saúde de Cáceres e com a Cáceres Mama.

 

Exames gratuitos

Durante o evento também foi ressaltado que o Centro de Saúde Referencial (popular ‘Postão’), no bairro São Miguel, realizará exames preventivos de colo de útero (popular ‘teste de Papanicolau’) e exames clínicos de mamas neste sábado, dia 26 de outubro, a partir das 7 horas.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24682 | Impressões: 138861
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada