Mato Grosso, Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024     
Novo Portal
Reitor da Unemat participa da abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
CT&I
Reitor da Unemat participa da abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
23/10/2019 13:51:51
por Hemilia Maia
Foto por: Moisés Bandeira

O professor, Rodrigo Zanin, reitor da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), participou, nesta terça-feira (22) da solenidade de abertura da 16ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. O evento, criado em 2004, com propósitos de popularização da ciência, ocorre simultaneamente em quase todos os estados brasileiros, e segue até o dia 25 de outubro no Centro de Eventos do Senai Mato Grosso. A temática em 2019 trata de “Bioeconomia: Diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável”.

Em Cuiabá o evento é realizado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), que conta com inúmeros parceiros, entre eles as Instituições de Ensino Superior (IES) de Mato Grosso como a Unemat. Rodrigo Zanin falou sobre a integração dos saberes em prol da sociedade. “Toda vez que discutimos e conversamos sobre ciência, tecnologia e inovação pensamos nos desafios de levar essa ciência, esse desenvolvimento para toda a sociedade e acredito que estamos no caminho certo. Estamos aqui reunidos: universidades, centros e institutos de formação, escolas técnicas e sociedade com o propósito de integrarmos aquilo que desenvolvemos e fazemos com o que ainda precisamos fazer para Mato Grosso ser melhor do que já é e ter uma sociedade ainda mais desenvolvida”, disse o reitor da Unemat.

O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Nilton Borgato, destacou a importância do evento para promover a integração entre academia, poder público e iniciativa privada na discussão científica. “Nós temos que buscar a parceria de empresas que queiram investir em tecnologia e inovação, assim como, estamos fazendo com toda a academia do nosso estado, para potencializar a ciência dentro de Mato Grosso, para que se possa levar pesquisa, conhecimento e inovação para a nossa sociedade mato-grossense”, disse Borgato.  

A abertura contou com a presença de autoridades, servidores e estudantes, com apresentações culturais da Orquestra Sesi Escola e o Musical “Agricultura Inovação da Porteira para dentro” do Agri-Cultural e a Agência Q9 promoveu a palestra show “Protagonismo e Inteligência Emocional com foco na inovação”.

O evento tem como correalizadora a Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt) e o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

 

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24682 | Impressões: 138861
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada