Mato Grosso, S�bado, 20 de Abril de 2024     
Novo Portal
Unemat e Sesp preparam acordo de cooperação para ressocialização de detentos e educandos
PARCERIA
Unemat e Sesp preparam acordo de cooperação para ressocialização de detentos e educandos
13/09/2019 18:52:35
por Hemilia Maia
Foto por: Moisés Bandeira

Estiveram reunidos na manhã desta sexta-feira (13) o pró-reitor de Planejamento e Tecnologia da Informação da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Luiz Fernando Caldeira Ribeiro e o secretário adjunto de Administração Penitenciária da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), Emanoel Flores. O encontro ocorreu na Reitoria, em Cáceres, com a participação de outros 20 profissionais das duas instituições. Ao final da reunião o pró-reitor, professores e técnicos da Unemat acompanharam o secretário e sua equipe a uma visita a Cadeia Pública de Cáceres.

A reunião faz parte dos desdobramentos do primeiro encontro, realizado no dia 6 de setembro. Na ocasião o reitor da Unemat, Rodrigo Zanin e os pró-reitores de Ensino de Graduação, Alexandre Porto, e de Planejamento e Tecnologia da Informação, Luiz Fernando, receberam em Cáceres o desembargador Orlando Perri e o juiz, da vara de Execuções Penais de Cuiabá, Geraldo Fidélis com o propósito da criação do convênio entre Unemat e Sesp para reintegração de detentos e educandos baseado em princípios de qualidade de vida.

A proposta de cooperação entre as duas instituições visa assistir com medidas de ressocialização presos e apreendidos pelo sistema penal de Mato Grosso em diversas frentes como saúde, educação, trabalho e qualificação. A parceria estenderá a cooperação também aos servidores do Sistema Penitenciário por meio de qualificação e à Unemat por meio de mão de obra.

Para os profissionais da Unemat a possibilidade de desenvolver atividades de extensão com ações permanentes e duradouras não só cumprem a função da Universidade em atender a comunidade a sua volta, como também a retroalimenta na forma de pesquisas que serão desenvolvidas a partir das ações de extensão para auxiliar no desenvolvimento de políticas públicas futuras.   

As questões de segurança com relação ao possível convívio com os detentos foi bastante discutida e a superintendente Regional do Sistema Prisional, Simone Lira Pietsch elucidou que todos os procedimentos são realizados com a máxima segurança. “Quando eles passam por consulta, estão escoltados e algemados, pois todos necessitam de atendimento médico, já os que desenvolvem trabalhos extramuros, são selecionados e, quando professores dão aula nas prisões, ficam separados dos detentos por grades. Eu trabalhei oito anos nos corredores e sempre me senti segura”, garantiu Simone.

O diretor da Cadeia Pública de Cáceres, Welton Dias Ribeiro, citou várias experiências de atuação dos reeducandos em parceria com o Município de Cáceres, como a limpeza e reforma de 48 prédios públicos, a atuação nos serviços de combate a dengue e a mão de obra  empregada em eventos como o Natal de Luz, Paixão de Cristo e o Festival Internacional de Pesca.

No câmpus de Pontes e Lacerda, ações pontuais entre a Unemat e o Centro de Detenção Permanente, também foram citadas pelo diretor Político-Pedagógico e Financeiro do câmpus, Eurico de Souza Neto. “Nós já fizemos uma horta e instalamos uma marcenaria na cadeia e eles pintaram meios-fios e cortaram grama na Unemat”, contou Eurico.

Desdobramentos: Na próxima quinta-feira (19), a coordenadora do curso de Medicina da Unemat, Leila Gattass e os professores do curso de Medicina: Heloísa Miura e Gleber Nelson Marques, o professor Fabio da Penha Coelho, do curso de Educação Física e a professora do curso de Enfermagem, Poliany Rodrigues, receberão membros da Sesp. No encontro serão discutidas ações pontuais que já serão desenvolvidas como o Outubro Rosa, em 20 de outubro, e o Novembro Azul, assim como a elaboração do plano de trabalho para 2020.   

Remissão de pena: Os detentos recebem remissão de um dia de pena a cada três dias trabalhados, o mesmo vale para atividade de Educação.

 

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24604 | Impressões: 138860
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada