Mato Grosso, Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024     
Novo Portal
Elaboração da Política de Comunicação da Unemat começa na terça-feira (17)
GESTÃO
Elaboração da Política de Comunicação da Unemat começa na terça-feira (17)
12/09/2019 11:48:38
por Hemília maia

Nesta terça-feira, dia 17 de setembro, terá início o processo de elaboração da Política de Comunicação da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), com o Seminário “Construindo uma Política de Comunicação para a Unemat”. O evento será realizado das 14 às 18 horas no Auditório Edival dos Reis, na Cidade Universitária, em Cáceres. O Seminário é voltado aos gestores da Instituição e demais públicos internos da Universidade.

O consultor e professor Wilson da Costa Bueno, da Comtexto Comunicação e Pesquisa, ministrará a palestra. Jornalista, mestre e doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP), Bueno atuou como consultor na elaboração de Políticas de Comunicação para vários órgãos públicos brasileiros, entre eles as Universidades Estaduais de Santa Catarina (Udesc) e do Rio Grande do Sul (Uergs), os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC), do Rio Grande do Sul (IFRS) e do Espírito Santo (Ifes) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

No entanto, as comunidades interna e externa da Universidade podem, desde já, se interar sobre o assunto e interagir com a Comissão de Elaboração da Política de Comunicação por meio do portal da Unemat e do email politicadecomunicacao@unemat.br.

A construção da Política de Comunicação da Unemat é uma demanda da comunidade acadêmica e dos profissionais técnicos do Setor de Comunicação da Instituição, em Cáceres. A Unemat publicou, em março de 2018, o Relatório Final do 3° Congresso Universitário com proposições a melhorar a Comunicação da Instituição com seus públicos. A proposição é um amadurecimento do entendimento do papel estratégico desempenhado pela Comunicação em uma organização.

A construção da Política de Comunicação entendendo a Comunicação como uma atividade efetivamente estratégica de inteligência organizacional e não somente operacional é uma necessidade crescente na Unemat que, atualmente, está presente em 38 municípios de Mato Grosso, atende mais de 23 mil alunos e possui mais de 2.000 servidores.

A Política de Comunicação Institucional visa balizar os processos de construção de comunicação, fomentando a cultura organizacional de repasse de informações e a correta utilização das ferramentas de comunicação estabelecidas, viabilizando o processo de comunicação contínua e definindo uma forma de funcionamento integrado das ferramentas de comunicação. É, portanto, imprescindível criar diretriz única, que exiba valores e conceitos compartilhados por toda a organização. Assim, a comunicação passa a ser estratégica quando busca satisfazer as demandas, necessidades e expectativas dos públicos-alvo, em consonância com sua missão e valores.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24541 | Impressões: 138861
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada