Mato Grosso, Quinta-Feira, 28 de Mar�o de 2024     
Novo Portal
Comissão de Ética no Uso de Animais da Unemat tem novo presidente
ENSINO E PESQUISA
Comissão de Ética no Uso de Animais da Unemat tem novo presidente
09/09/2019 08:21:16
por Hemilia Maia
Foto por: Arte: Design

A Comissão de Ética no Uso de Animais (Ceua) da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) está sob nova gestão. O professor Kleber Pelícia assume a presidência em substituição ao professor Luiz Juliano Valério Geron, que segue na vice-presidência da nova gestão. Ambos, professores do curso de Zootecnia no câmpus de Pontes e Lacerda e doutores na área.

Na Unemat a Ceua é composta por representantes de cursos de Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Medicina Veterinária, da Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa e da Associação de Ajuda aos Animais de Cáceres (AAAC). Entre membros e suplentes 21 pessoas compõe a Comissão. Os membros são eleitos e ou indicados dentro da Instituição e na comunidade externa.

O professor Kleber Pelícia toma posse reforçando aos professores e alunos da Unemat, tanto da graduação, quanto da pós-graduação, que desenvolvem aulas práticas e projetos de pesquisa com o envolvimento de animais que submetam suas propostas à Ceua.

“A razão de ser da Ceua está fundamentada na conscientização e no desenvolvimento de trabalhos educativos para aqueles que utilizam animais para ensino e pesquisa de forma responsável com respeito aos preceitos da ética obedecendo às recomendações da lei. Nosso compromisso está em resguardar os responsáveis pelas atividades com animais e, caso seja necessário, a instituição de vínculo. A função da Ceua, não é a de revisão de projetos de pesquisa, mas sim de colaborar e realizar recomendações na garantia de que os envolvidos não sejam prejudicados por não respeitarem os limites dispostos na legislação aplicável à criação e/ou utilização de animais para o ensino e pesquisa”, ressaltou Pelícia.

Os documentos necessários para o protocolo de aula prática ou pesquisa com utilização animal estão disponíveis em: http://portal.unemat.br/index.php?pg=site&i=ceua&m=documentos

A Ceua é um órgão colegiado, interdisciplinar, com funções consultivas e deliberativas de natureza técnica-científica, sobre as práticas e pesquisas com animais. A Comissão é vinculada à Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) e submete-se ao Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea) no Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

As Comissões de Ética no Uso de Animais (Ceuas) dentro das instituições de ensino tem a finalidade de garantir que as aulas práticas e os projetos de pesquisa que envolvam animais sejam executados dentro dos preceitos da ética em pesquisa, obedecendo às recomendações da Lei N.º 11.794, de 2008. 

Ações educativas - Os membros da Ceua estão à disposição para agendar ações educativas junto aos cursos das diferentes faculdades que utilizam os animais do filo Chordata em suas aulas práticas e pesquisas, assim como para os cursos de pós-graduação em igual situação. Uma boa oportunidade para introduzir a temática são as aulas inaugurais dos cursos de Agronomia, Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Florestal, Medicina e Zootecnia.

Filo Chordata - Existem 32 grupos de animais, dentre eles, o filo Chordata. Os seres humanos fazem parte deste grande grupo juntamente com os outros mamíferos, aves, répteis, anfíbios e peixes. Estes animais são os que possuem organismos com maior complexidade fisiológica. 

A Ceua/Unemat funciona na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), na Avenida Tancredo Neves, 1095, Cavalhada II, em Cáceres.

Mais informações pelo email ceua@unemat.br ou telefone: (65) 3221.0043

 

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24523 | Impressões: 138295
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada