Mato Grosso, Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024     
Novo Portal
Unemat e PET-Saúde conscientizam alunos de Escola Municipal sobre higiene bucal
CÁCERES
Unemat e PET-Saúde conscientizam alunos de Escola Municipal sobre higiene bucal
28/08/2019 18:40:42
por Nataniel Zanferrari
Foto por: Moisés Bandeira

Alunos e professores da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e funcionários da Prefeitura Municipal de Cáceres que integram o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) realizaram na tarde desta quarta-feira (28) trabalho de conscientização sobre higiene bucal com os alunos da Escola Municipal Fazendo Arte.

Além da orientação e conscientização das crianças sobre os cuidados com os dentes e a boca, foram distribuídos kits de higiene bucal contendo escova e pasta de dentes e fio dental.

“Fazemos um trabalho educativo com as crianças que ainda estão na primeira dentição, que não começaram a trocar os dentes, para que, futuramente, eles tenham uma dentição saudável”, explica a odontóloga da Prefeitura de Cáceres e preceptora do PET-Saúde, Renata Gomes de Oliveira Moran. “Hoje foi realizado uma orientação das crianças, para que elas transmitam a seus familiares e que venham a ter hábitos mais saudáveis na questão da escovação, além de conscientizar quanto à importância de consultar um dentista, ter uma dieta mais balanceada em relação aos açúcares e ter o hábito de, ao menos três vezes ao dia, escovar os dentes e ter uma higiene bucal mais completa”, disse Renata.

“É um trabalho importante, pois as crianças aprendem na escola sobre higiene e escovação, e levam isto para casa”, disse a diretora da escola, Ana Paula dos Reis de Souza.

 

PET-Saúde

Instituído pelo Ministério da Saúde, o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) é uma iniciativa para qualificação dos profissionais da saúde, em conjunto com a formação de estudantes de graduação da área de Ciências da Saúde em ações de práticas de iniciação ao trabalho, tendo por lema “Aprender juntos para trabalhar juntos por uma saúde melhor”.

O PET-Saúde de Cáceres foi selecionado pelo Edital de Interprofissionalidade, que contempla projetos que promovam a integração ensino-serviço-comunidade, com foco no desenvolvimento do Sistema Único de Saúde (SUS). O PET-Saúde de Cáceres desenvolve ações em seis unidades de saúde do município: Ambulatório da Criança, Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), Centro de Saúde Referencial (popular ‘Postão’), Centro Especializado em Reabilitação (CER) e Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Jardim Guanabara e do Paiol.

A professora do curso de Medicina e coordenadora do PET-Saúde nas unidades do CEO e CER, Fabiana Aparecida da Silva, explica que o Programa estendeu as ações do CEO para a Escola Municipal Fazendo Arte, com ações de educação e saúde bucal.

Além da coordenadora e da preceptora, a ação também foi realizada pela tutora do PET-Saúde e odontóloga de Cáceres, Vivian Cristiane Hartmann Porto, e por alunos dos cursos de Educação Física, Enfermagem e Medicina.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24688 | Impressões: 138861
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada