Mato Grosso, Sábado, 21 de Setembro de 2019     
Setembro Amarelo
Estão abertas inscrições para a Jornada de Educação da Unemat
XV JORNEDUC
Estão abertas inscrições para a Jornada de Educação da Unemat
15/08/2019 17:20:27
por Hemilia Maia
Foto por: Divulgação

Estão abertas as inscrições para apresentação de trabalho na décima quinta edição da Jornada de Educação (XV Jorneduc) que acontece de 15 a 18 de outubro na Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), em Cáceres. A temática em 2019 é Educação em Tempos de "Novas" Ideologias e Negação de Direitos. As inscrições são feitas online em eva.faespe.org.br e encerram dia 10 de setembro.

Serão aceitos trabalhos nas áreas temáticas: Organização e práticas do trabalho pedagógico na educação básica e superior; Política de educação, formação de professores e práticas educativas; Educação, direitos humanos, inclusão e diversidade étnico-racial, cultura e social; Política e gestão educacional, organização escolar e dos sistemas de ensino; Avaliação e qualidade da educação.

As inscrições de participação foram divididas em três lotes com preços que variam de 30 a 75 reais para professores da Educação Superior e Básica, técnicos, estudantes de graduação e pós-graduação da Unemat e de outras Instituições de Ensino e estudantes da Educação Básica. As inscrições encerram em 8 de outubro.

De acordo com a professora Marilda de Oliveira Costa os temas que serão debatidos são de extrema atualidade e relevância para o meio educacional e para a sociedade em geral. “A Universidade, ao assumir seu papel, entrelaçando ensino, pesquisa, extensão, mantendo constante diálogo com a sociedade e especialmente com a educação básica torna-se fundamental para propiciar o desvelamento e a compreensão da realidade, para instrumentalizar a luta pela afirmação dos direitos sociais conquistados e outros a conquistar, para explicitar os subterfúgios adotados pelos “novos” discursos, anunciados como ausência de ideologias. É nesse contexto que eventos como a Jorneduc se tornam essenciais para a construção de pensamentos coletivos, a união de esforços, o vislumbre e a proposição de caminhos a seguir. A discussão da Educação em tempos de ‘novas’ ideologias e negação de direitos sociais torna-se fundamental”, explicou Marilda.

A Jorneduc – é um evento científico realizado pela Unemat, Câmpus Universitário Jane Vanini, em conjunto com o Mestrado em Educação, a Faculdade de Educação e Linguagem e o Curso de Pedagogia, mais o Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil (Mieib). O evento bienal proporciona importante espaço de articulação entre graduação, pós-graduação e escolas de educação básica da Região Oeste de Mato Grosso. Nas edições anteriores a média de inscrições atingiu a marca de 1000 participantes entre pesquisadores, estudantes de universidades públicas e privadas, estudantes de ensino médio, professores e demais profissionais de educação, além de pessoas interessadas nas temáticas anuais.

Confira a programação: A XV Jorneduc tratará a temática Educação em Tempos de "Novas" Ideologias e Negação de Direitos por meio de mesas-redondas, colóquios, painéis, comunicação oral e posters. As atividades serão desenvolvidas no câmpus Jane Vanini e na Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Meio Ambiente e Turismo (Sicmatur).

 

 

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 1296 | Impressões: 13
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada

Rede Social


Copyright 2019 - Universidade do Estado de Mato Grosso
Av. Tancredo Neves, 1095 - Cavalhada II
78200-000 - Cáceres - Mato Grosso
PABX +55 (65) 3221-0000