Mato Grosso, Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024     
Novo Portal
Unemat realiza 1º Seminário Internacional de Experiências Formativas Inovadoras no Mercosul
EDUCAÇÃO
Unemat realiza 1º Seminário Internacional de Experiências Formativas Inovadoras no Mercosul
24/05/2019 17:44:10
por Nataniel Zanferrari

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) realizará a 1ª edição do Seminário Internacional de Experiências Formativas Inovadoras do Observatório da Profissão Docente no Mercosul. O evento ocorrerá de 17 a 22 de junho, no Auditório B do Centro Universitário da Universidade de Cuiabá (Unic), antiga Unirondon, em Cuiabá.

O período de inscrição dos trabalhos vai até dia domingo, dia 26 de maio, e as inscrições como participantes podem ser feitas até dia 10 de junho. As inscrições podem ser feitas clicando aqui.

Realizado com apoio do Mercado Comum do Sul (Mercosul), do Programa de Apoio ao Setor Educativo do Mercosul (Pasem) e da Unic, o evento é promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM) da Unemat.

O evento contará com palestras, mesas temáticas, oficinas e minicursos. A palestra de abertura será com Izabel Lima Pessoa, diretora de Formação Docente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Mediada pelo professor Kilwangy Kya Kapitango-a-Samba, da Unemat, a palestra abordará as políticas brasileiras de formação docente.

Na tarde do primeiro dia ocorrem duas mesas temáticas: uma sobre experiências de formação docente na Argentina, e a segunda sobre experiências de formação docente na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e na Universidade Federal do Pará (UFPA).

Na terça-feira ocorrem mais três mesas temáticas: no período da manhã, a primeira abordará a experiências de formação docente na Unemat em Barra do Bugres, Sinop e Tangará da Serra, seguida por mesa temática discutindo a formação docente paraguaia e uruguaia. Na parte da tarde, a mesa temática aborda as experiências de Brasil e Chile, discutindo a formação docente na Unic, na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e na Universidade do Chile. Em seguida, tem início as oficinas e minicursos.

Serão 19 minicursos ministrados por professores da Unemat, da Unic, da Unifesp, da UFPA, da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), além da Argentina e do Uruguai.

A sexta mesa-temática do evento ocorre na manhã do terceiro dia de evento, abordando os Institutos de Formação Docente da Argentina. A parte da tarde segue com as oficinas. O quarto dia será marcado por reuniões técnicas do Observatório da Profissão Docente, e paralelamente, uma discussão sobre relatos de experiências inovadoras em prática docente na região Centro-Oeste brasileira. Os minicursos prosseguem no quinto e no sexto dia.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24681 | Impressões: 138862
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada