Mato Grosso, Segunda-Feira, 16 de Setembro de 2019     
Setembro Amarelo
Egresso da Unemat conclui mestrado com presença de indígenas
CIÊNCIAS AMBIENTAIS
Egresso da Unemat conclui mestrado com presença de indígenas
20/05/2019 17:40:58
por Hemilia Maia
Foto por: Divulgação

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) recebeu representantes indígenas durante defesa de dissertação. O aluno não-indígena Edvaldo Soares Silva desenvolveu seu trabalho junto à Aldeia Tapi’tãwa, etnia Tapirapé, que fica em Confresa, na região Nordeste de Mato Grosso, a mais de 1.100 quilômetros de Cuiabá. O egresso obteve o título de mestre na tarde de quarta-feira, 15 de maio, após defender com sucesso sua dissertação. Edvaldo é licenciado pela Unemat em Ciências Biológicas por meio da Faculdade Multidisciplinar do Médio Araguaia (Famma).

Antes de iniciar a defesa da dissertação “Caça e Comida (Temiamiãra Xane Remi’o): Uma etnografia dos saberes e práticas alimentares entre o Povo Tapirapé na Aldeia Tapi’tãwa”, Edvaldo foi paramentado pelo professor e ex-cacique da Aldeia Tapi’tãwa, Carlos Tapirapé, com um cocar. De acordo com seu orientador, professor Flávio Bezerra Barros, o ato simbólico demonstra anuência. “A aldeia o apoia e está dizendo que fez um bom trabalho e, por isso, tem a aprovação dos indígenas”, explicou Barros.

Carlos Tapirapé citou a valorização e manutenção da cultura indígena e a importância do retorno às comunidades por meio dos conhecimentos obtidos na academia. O índio Apaxigoo Tapirapé, desenhista da aldeia e representante jovem da etnia, e que ilustrou a dissertação de Edivaldo, também esteve presente. Na ocasião, a índigena Mecanto Tapirapé, professora da aldeia, além de prestigiar Edvaldo, expôs artesanato para divulgação e comercialização.

Participaram da banca examinadora os professores Aumeri Carlos Bampi, Edna Ferreira Alencar, Maria Antonia Carnielo e o orientador.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 882 | Impressões: 29
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada

Rede Social


Copyright 2019 - Universidade do Estado de Mato Grosso
Av. Tancredo Neves, 1095 - Cavalhada II
78200-000 - Cáceres - Mato Grosso
PABX +55 (65) 3221-0000