Mato Grosso, Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024     
Novo Portal
Unemat e pesquisadores da Bélgica realizam pesquisa sobre formigas
ALTA FLORESTA
Unemat e pesquisadores da Bélgica realizam pesquisa sobre formigas
04/04/2019 17:30:25
por Nataniel Zanferrari

A Universidade do Estado de Mato Grosso Carlos Alberto Reyes Maldonado (Unemat) recebeu, no primeiro trimestre deste ano, dois pesquisadores da Universidade Livre de Bruxelas, na Bélgica.

Félicien Degueldre e Pauline Dacquin realizaram pesquisas junto ao Laboratório de Biologia Vegetal e ao Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Agroecossistemas Amazônicos (PPGBioAgro), no Câmpus Universitário de Alta Floresta.

Realizada em colaboração com os pesquisadores unematianos Ivone Vieira, Mendelson de Lima, Ricardo Vicente e Vinicius Morais e com alunos de graduação e pós-graduação da Unemat, as pesquisas foram sobre uma curiosa interação biológica chamada ‘jardins de formigas’: nesta interação, as formigas constroem ninhos na vegetação e neles plantam epífitas (plantas que crescem sobre outras plantas). As formigas fornecem proteção e substrato rico em nutrientes para as epífitas crescerem e, em troca, essas epífitas controlam a umidade do ninho, fornecem alimento para as formigas e suas raízes servem como vigas para as formigas expandirem os ninhos.

A pesquisa foi realizada na Fazenda São Nicolau, em Cotriguaçu, no Norte de Mato Grosso, e contou com o suporte da filial brasileira do Escritório Nacional de Florestas da França (do francês, Office National des Forêts, ONF-Brasil), que administra a propriedade.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24680 | Impressões: 138860
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada