Mato Grosso, Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024     
Novo Portal
Unemat entrega Plano de Mobilidade Urbana para Prefeitura de Cáceres
CONVÊNIO
Unemat entrega Plano de Mobilidade Urbana para Prefeitura de Cáceres
25/03/2019 17:15:40
por Lygia Lima – Assessoria Convênio

A Universidade do Estado de Mato Grosso “Carlos Alberto Reyes Maldonado” (Unemat) entregou hoje o Plano de Mobilidade Urbana de Cáceres para a Prefeitura Municipal. Junto com o relatórios, estudos e sugestões, também foram entregues propostas de minuta de lei que deverão ser enviadas para a Câmara Municipal.  A vice-prefeita Eliene Liberatto foi quem recebeu durante a reunião de secretariado os documentos da mão do professor dr. Evaldo Ferreira, coordenador do projeto.

O Plano de Mobilidade Urbana é um dos quatro grandes projetos que estão sendo desenvolvidos e entregues nos próximos dias para a Prefeitura Municipal dentro do convênio firmado entre a Unemat e a Prefeitura em 2017 com a intermediação da Fundação de Apoio ao Ensino Superior Público Estadual (Faespe).  Os outros três projetos que compõem o convênio são o Plano Diretor, que já teve a última audiência pública antes de entrega da proposta e relatórios finais, o Plano de Reestruturação Fiscal e Tributária e o Cadastro Territorial Multifinalitário. Todos estão em fase final de redação dos relatórios e deve  ser entregues ainda em abril.

O coordenador do projeto de Mobilidade Urbana, professor Evaldo Ferreira, destacou que todos os estudos e propostas se embasam na legislação federal, como o Estatuto das Cidades, que determina que sejam priorizados os meios de transporte não motorizados e o transporte público coletivo. “Além disso, pedimos uma atenção especial às propostas de curto prazo de organização do trânsito, que está no capitulo 3 do Plano de Mobilidade, que inclui mudanças de sentido de vias e sinalização vertical e horizontal. Claro que sabemos que algumas sugestões tem um alto custo de implementação e até por este motivo estão como propostas de maior prazo para execução”, explica o professor.

O coordenador geral do convênio, professor Weily Toro Machado, agradeceu a confiança da Prefeitura na Universidade e destacou que essa é uma parceria que rendeu muitos frutos. “A partir desse convênio temos diversos trabalhos acadêmicos em andamento, artigos científicos e dissertações de mestrado em produção, além disso pudemos demonstrar que a universidade tem corpo técnico capacitado para ajudar a desenvolver e a solucionar problemas da sociedade e dos municípios. Nós da universidade estamos muito felizes com os resultados que alcançamos, no convênio estavam listadas 56 estudos e atividades que deveriam ser entregues pela Unemat, e nós estamos entregando mais de 80 para o município sem qualquer custo adicional por isso.”, afirmou.

O professor Weily ainda pediu aos gestores que se empenhem na execução do Plano de Mobilidade Urbana, que ele seja de fato utilizado e consultado sempre antes de tomar qualquer medida. “O município está recebendo estudos técnico e científicos para serem aplicados e que devem ser consultados antes mesmo de construir um quebra-molas, por exemplo”, disse.

A secretária de Planejamento, Nelci Eliete Longhi, também agradeceu a parceria com a Unemat e lembrou que outros projetos também estão em andamento. Já a vice-prefeita Eliene Liberatto que recebeu o Plano em nome do prefeito Francis Maris que está em viagem oficial, lembrou que o desafio é grande e que nem tudo o que está previsto nos estudos serão implementados de imediato. “Mas agora não temos mais desculpas para agirmos no  achismo, temos estudos que nos subsidiam e que poderão ser implementados ao longo de 10, 15 anos. Também quero agradecer a parceria com a Unemat e tenho certeza de que este é o início de muitas outras”, finalizou. 

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24678 | Impressões: 138864
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada