Mato Grosso, S�bado, 04 de Maio de 2024     
Novo Portal
Unemat e UFMT discutem aprimoramento das políticas de cotas
AÇÕES AFIRMATIVAS
Unemat e UFMT discutem aprimoramento das políticas de cotas
14/03/2019 15:35:40
por Hemilia Maia
Foto por: Marina Farias de Araújo

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) estão em diálogo pelo aprimoramento das políticas de ações afirmativas desenvolvidas pelas duas Instituições de Ensino Superior (IES).

No dia 13 de março, se reuniram em Cuiabá, para compartilhar as próprias experiências em ações afirmativas os pró-reitores da Unemat de Ensino de Graduação (Proeg) e de Assuntos Estudantis (Prae), Alexandre Porto e Antonia Alves e os pró-reitores da UFMT de Ensino de Graduação (Proeg) e de Assistência Estudantil (Prae), Lisiane Pereira de Jesus e Erivã Garcia Velasco.  A pró-reitora Lisiane de Jesus iniciou a reunião apresentando os trabalhos da Comissão de Verificação de Autodeclaração da UFMT que foram adotadas recentemente no processo seletivo 2019/1.

Alexandre Porto citou que a desde 2005 a Unemat já admite em seus vestibulares a inserção de alunos por meio das ações afirmativas da Escola Pública e pelo Programa de Integração e Inclusão Étnico-Racial (PIIER/Pretos e pardos) e, mais recentemente, em 2016 pelo PIIER/Indígenas. “A revisão das nossas resoluções se faz necessária em função das transformações e questionamentos da sociedade ao longo dos anos”, explicou o pró-reitor.

“A partir dessa reunião direcionamos as próximas atividades incluindo uma capacitação conjunta”, pontuou Antonia Alves. Em breve as comissões de verificação e de acompanhamento dos cotistas ingressantes por meio do Sistema de Seleção Unificado (Sisu) das duas IES e dos vestibulares próprios da Unemat se encontrarão para debater o aprimoramento dos processos metodológicos e pedagógicos em relação às políticas de ações afirmativas.

Ainda participaram da reunião pela Unemat o diretor de ações afirmativas, Luiz Emídio Dantas, e, a técnica Vera Lúcia Moraes de Oliveira que além de atuar junto as ações afirmativas na Proeg participa do Conselho Estadual de Promoção de Igualdade Racial de Mato Grosso (Cepir) e pela UFMT a coordenadora de políticas de ações afirmativas e assistência estudantil, Nilce Vieira Campos Ferreira.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24698 | Impressões: 139513
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada