Mato Grosso, Ter�a-Feira, 19 de Mar�o de 2024     
Novo Portal
Unemat inicia semestre letivo com projeto de recepção dos calouros
VOLTA ÀS AULAS
Unemat inicia semestre letivo com projeto de recepção dos calouros
08/02/2019 09:56:10
por Hemilia Maia
Foto por: Jaime França, arte: Design

Na próxima segunda-feira (11.02) voltam às aulas os alunos dos 60 cursos com entrada regular em 10 câmpus na Universidade do Estado de Mato Grosso Carlos Alberto Reyes Maldonado (Unemat). As exceções são para os acadêmicos do câmpus de Diamantino, onde as aulas retornam no dia 25, e para os estudantes dos câmpus de Colíder e de Luciara, que ofertam cursos nas modalidades especiais e, por isso, o semestre letivo segue cronograma específico.

A Instituição também aguarda o ingresso de 2.420 calouros selecionados por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que serão recepcionados na Unemat pelos seus veteranos. “Que tal ajudar quem está chegando?” é o projeto integrado proposto pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), que será realizado em todos os câmpus da Universidade a partir deste semestre. Cada câmpus possui um calendário que será realizado no período de 11 de fevereiro a 13 de março, de acordo com suas especificidades.

De acordo com a pró-reitora de Assuntos Estudantis, Antônia Alves, a ideia de ter um projeto institucional para recepção dos calouros partiu da necessidade de unificar as ações da Prae nos câmpus no que se refere às boas-vindas aos calouros e a experiências anteriores. “Neste sentido, a recepção dos calouros visa proporcionar uma acolhida aos ingressantes em um processo de integração em que os veteranos participem das ações, esclarecendo e integrando-os com o ambiente universitário e explicitando seus direitos e deveres, bem como as ações que são desenvolvidas na Unemat. Este projeto possui o propósito de ajudar na integração deles com toda a novidade que fará parte de sua realidade como universitário, a fim de desenvolver sua autonomia no espaço acadêmico.”, explicou a pró-reitora.

As atividades de recepção de calouros foram planejadas pela Prae juntamente com representantes dos câmpus e dos Diretórios Centrais dos Estudantes (DCEs). Entre as ações que serão desenvolvidas nos câmpus, está a Campanha da Solidariedade que arrecadará alimentos para ajudar os servidores terceirizados que precisarem e os alunos com vulnerabilidade socioeconômica até que seja publicado o edital de auxílio-alimentação, previsto para ser lançado ainda no mês de fevereiro.

A Prae e os câmpus prepararam tutoriais e materiais ilustrativos e disponibilizará um cronograma de visitação aos câmpus. Os calouros serão recebidos pela direção dos câmpus com informações sobre as dependências físicas, espaços, sistemas integrados, bibliotecas físicas e a virtual, pela Secretaria de Apoio Acadêmico (SAA) que fará uma breve explanação sobre a Normatização Acadêmica, pelo DCE que vai ajudar os calouros com o Sistema Acadêmico (Sagu), DCE, Centros Acadêmicos (CAs) e Associações Atléticas Universitárias. Todos os calouros e acadêmicos receberão certificação de 20 horas pelas atividades desenvolvidas junto ao projeto.

 

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24474 | Impressões: 138157
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada