Mato Grosso, Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024     
Novo Portal
Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da Unemat se reúne com alunos que irão à Alemanha
UNEMAT RUMO À ALEMANHA!
Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da Unemat se reúne com alunos que irão à Alemanha
17/01/2019 16:08:10
por Nataniel Zanferrari
Foto por: Nataniel Zanferrari
Equipe da Prae se reuniu com três dos quatro alunos que irão à Alemanha; o coordenador do Projeto Gonçalinho, Sanzio Batista Sardinha, e a aluna alemã Charlotte Haug também participaram por videoconferência
Equipe da Prae se reuniu com três dos quatro alunos que irão à Alemanha; o coordenador do Projeto Gonçalinho, Sanzio Batista Sardinha, e a aluna alemã Charlotte Haug também participaram por videoconferência

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) da Universidade do Estado de Mato Grosso Carlos Alberto Reyes Maldonado (Unemat) reuniu-se na manhã desta quinta-feira (17) com três dos quatro alunos da Instituição que participarão de intercâmbio na Alemanha.

Neste sábado, dia 19 de janeiro, os alunos sairão de Cáceres com destino a Stuttgart, na Alemanha. Na segunda-feira, dia 21, os intercambistas serão recebidos na Escola Dietrich-Bonhoeffer-Gymnasium, que fica na cidade de Metzingen. Neste mesmo dia, conhecerão a cidade, incluindo uma visita ao Museu de Produção de Vinho.

Resultado de acordo de cooperação firmado entre a Unemat e a Sociedade Educadora e Cultural de Integração Brasil-Alemanha (Seciba) em 2012, o intercâmbio possui a intenção de promover troca de experiências solidárias e humanas entre jovens dos dois países.

A iniciativa propiciará a oportunidade dos estudantes ampliarem seus conhecimentos culturais, éticos, políticos e linguísticos, por meio de ações voluntárias. Os participantes do intercâmbio prestaram serviço voluntário em 2018 no Projeto Gonçalinho, de cunho social e utilidade pública administrado pela Seciba, e participaram de aulas de inglês e alemão ministradas pelos voluntários alemães, na cidade de Cáceres. O período de intercâmbio será de três semanas, de 19 de janeiro a 12 de fevereiro.

Os intercambistas são os alunos Eric Rodrigues de Lima, do curso de História e membro do Núcleo de Estudos sobre Educação, Gênero, Raça e Alteridade (Negra) da Unemat; Higor Lopes Andrade, do curso de Geografia, integrante do Movimento LGBT de Cáceres e do movimento estudantil; Josair Leite Espinoza, do curso de Enfermagem e um dos representantes do povo chiquitano; e Thaysa Costa Hurtado, do curso de Ciências Biológicas e integrante do Projeto Célula.

A expectativa é muito grande, de acordo com o aluno Eric Rodrigues de Lima. “Creio que o contato com uma nova cultura e com novas experiências nos permite fazer uma reflexão muito grande do que é o nosso País, do momento que vivemos, e é interessantíssimo trazermos estas experiências para o Brasil, para conseguirmos refletir o que vamos ser e o que pode ser o futuro”, disse o aluno de História. “Também há a experiência com novas universidades, novas metodologias de ensino, novas maneiras de educação, o que também nos permite trazer uma grande carga de experiência para compartilharmos aqui dentro da nossa Universidade, construir projetos, propiciar a participação de estudantes, junto com as pró-reitorias e com a gestão”, explicou Eric.

A aluna Thaysa Costa Hurtado também está esperando que as trocas de experiências sejam grandes. “Espero que possamos mostrar nossa cultura para eles e a deles para a gente, e trazer por Brasil algo diferente”, disse Thaysa. “Porque muitas pessoas ainda possuem uma visão negativa da Alemanha pela questão do nazismo em seu passado, e a Alemanha não é apenas seu passado, a Alemanha é muito mais”, explicou a aluna de Ciências Biológicas.

A pró-reitora de Assuntos Estudantis, Antonia Alves Pereira, explica que o interessante da Prae participar deste projeto de intercâmbio Brasil-Alemanha é justamente a interação e integração com o que os alunos realizam. “Já que eles participarão deste projeto como alunos, nada melhor do que a Pró-Reitoria acompanhar e motivar esta experiência de cunho socioeconômico e cultural, que possa enriquecer ainda mais a experiência de nossos alunos”, disse a pró-reitora.

O processo seletivo ocorreu em cinco etapas: a primeira, de caráter classificatório, preenchimento do Formulário Socioeconômico; as demais, de caráter eliminatório, entrega da documentação comprobatória da condição socioeconômica; entrevista; visita domiciliar e definição e homologação dos alunos aprovados.

O intercâmbio internacional, promovido pela Unemat em conjunto com a Seciba e a Escola Dietrich-Bonhoeffer-Gymnasium, em Metzingen, na Alemanha é proporcionar convivência com as comunidades com finalidade de incentivar a participação social em todos os meios e, especificamente, na organização social em locais menos favorecidos socioeconomicamente.

O intercâmbio ocorre em anos alternados. A cada dois anos um grupo de jovens brasileiros, com idade entre 16 e 25 anos, viaja à Alemanha e, nos anos intermediários, um grupo de jovens alemães vem ao Brasil. O acordo prevê também a vinda de dois estudantes ao Brasil, pelo período de um ano, com o objetivo de estudar na Unemat e, nos tempos livres, estagiar no Projeto Gonçalinho. Todas as despesas de viagem são de responsabilidade da Sociedade Educadora e Cultural de Integração Brasil/Alemanha.

O Projeto Gonçalinho funciona há 11 anos com atendimento a crianças carentes do bairro Cavalhada II, em Cáceres. Atualmente, recebe uma média diária de 60 crianças entre três e doze anos, divididas entre os turnos da manhã e da tarde. São desenvolvidas atividades didáticas e lúdicas, como música, discussões, pinturas, jogos, colagem e cozinha, além de oferecida alimentação. A cada ano, a Alemanha envia dois jovens para atuar no Gonçalinho. Eles dividem suas atividades entre os estudos na Universidade e o trabalho voluntário, auxiliando nas atividades com as crianças e em trabalhos de melhoria de estrutura.

Além dos alunos e da equipe da Prae, também participaram da reunião, por meio de videoconferência, a aluna alemã Charlotte Haug e o coordenador do Projeto Gonçalinho, Sanzio Batista Sardinha, atualmente na Alemanha.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24538 | Impressões: 138860
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada