Mato Grosso, Sábado, 20 de Julho de 2019     
Curso de Jornalismo da Unemat lança jornal-laboratório ‘Informa Tangará’
TANGARÁ DA SERRA
Curso de Jornalismo da Unemat lança jornal-laboratório ‘Informa Tangará’
11/01/2019 12:55:49
por Jornalismo Unemat Tangará/Comunicação Unemat

Com o título Informa Tangará, o curso de Jornalismo da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) lançou nesta quarta-feira (9) seu jornal-laboratório. Desenvolvida pelos estudantes de Jornalismo do terceiro semestre, sob supervisão do professor Lawrenberg Silva, a publicação é o primeiro jornal-laboratório desenvolvido pelo curso desde sua implantação no Câmpus Universitário Professor Eugênio Carlos Stieler, em Tangará da Serra, no segundo semestre de 2017.

O jornal é resultado das atividades laboratoriais da disciplina de Planejamento Gráfico e possui doze páginas, com oito seções e tiragem de mil exemplares. No seu desenvolvimento, os estudantes vivenciaram todas as etapas da produção do jornal, desde a reunião editorial para definir a linha de notícia até a diagramação e impressão.

De acordo com o estudante Alessandro Oliveira, um dos repórteres do jornal, a participação direta no desenvolvimento do jornal foi de grande importância para sua formação em Jornalismo. “É de suma importância para a minha formação. Além da teoria, a experiência mostra a prática, de como funcionam todas as áreas do jornal. A gente passou por todas as áreas da produção do jornal impresso. Quando futuramente ocupar um jornal impresso, já saberei o que é necessário para cada etapa do jornal”, ressaltou ele.

Nesta primeira edição, o jornal reuniu textos de 18 estudantes, com matérias com temas como o trânsito da cidade, o cancelamento da ExpoSerra, o cadastro biométrico eleitoral, o combate ao mosquito da dengue e responsabilidade socioambiental, além de artigos de professores e espaço reservado para publicidade institucional.

Para o professor Lawrenberg Silva, trata-se de uma experiência pedagógica com vistas a ser uma nova opção de informação acadêmica e toda comunidade da região. “A produção do jornal, apesar de ser laboratorial, calca-se de desafios não somente curriculares do curso, mas sociais também, de modo a incentivar e ser um intermediador de cidadania através de informação e conhecimento”, analisou ele.

 

Distribuição

Além do câmpus, o jornal será distribuído no comércio local, nos órgãos públicos e nos bairros do município. Também haverá distribuição em municípios da região.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 880 | Impressões: 29
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada

Rede Social


Copyright 2019 - Universidade do Estado de Mato Grosso
Av. Tancredo Neves, 1095 - Cavalhada II
78200-000 - Cáceres - Mato Grosso
PABX +55 (65) 3221-0000