Mato Grosso, Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024     
Novo Portal
Unemat e Centros de Referência da Secretaria de Justiça realizam 2º Seminário de Educação em Direitos Humanos
CULTURA DE PAZ
Unemat e Centros de Referência da Secretaria de Justiça realizam 2º Seminário de Educação em Direitos Humanos
07/12/2018 17:37:42
por Nataniel Zanferrari

Os Centros de Referência em Direitos Humanos da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (CRDH-Sejudh) em Cáceres e em Cuiabá, em parceria com a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), realizaram a 2ª edição do Seminário de Educação em Direitos Humanos, que este ano teve como tema ‘Cidadania para uma Cultura de Paz’. O evento ocorreu nesta quarta-feira (5), no Auditório Desembargador Gervásio Leite, no Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso, no Centro Político e Administrativo (CPA), em Cuiabá.

O evento contou com a participação de mais de 100 pessoas de diversos segmentos da sociedade, como professores, alunos, membros da rede socioassistencial e da comunidade em geral. O intuito foi oportunizar mais um espaço de reflexão acerca da Educação em Direitos Humanos, pensando sobre os dispositivos legais vigentes, as práticas, as articulações das instituições, as políticas públicas e as possibilidades de construção de diálogos que visem a criação de uma Cultura de Paz na sociedade mato-grossense e brasileira.

Para o pró-reitor de Extensão e Cultura da Unemat, Anderson Marques do Amaral, é fundamental que exista uma educação que tenha os direitos humanos como base. “É necessário uma educação voltada para a Cultura de Paz, onde as pessoas reconheçam a existência dos diferentes e os respeitem”, disse o pró-reitor.

Já a diretora de Direitos Humanos da Universidade, Cintya Leocádio Dias Cunha, reforça que o evento cumpre a função da Instituição enquanto promotora dos direitos humanos. “O Seminário reafirmou a adesão da Unemat ao Pacto Universitário sobre Direitos Humanos”, garante Cintya.

O secretário-adjunto de Direitos Humanos da Sejudh, Zilbo Bertoli Júnior, destacou a importação da educação dentro da promoção dos direitos universais de todo ser humano. “A educação é um dos desafios para o fortalecimento do que preconiza a Declaração Universal de Direitos Humanos”, disse o secretário-adjunto.

De janeiro a dezembro deste ano, 1.440 pessoas foram beneficiadas pelos atendimentos e serviços itinerantes ofertados pelo CRDH-Sejudh em Cáceres. A coordenadora, Polianna de Souza Correa, explica que o Centro atua em três frentes. “O Centro de Referência atua no atendimento de denúncia relacionada à violação de direito, na formação em direitos humanos e na articulação com a Rede de Proteção e Defesa de Direitos.

Dentre os temas abordados no Seminário, o destaque ficou com a celebração dos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e dos 30 anos da Constituição Brasileira, além de diversos outros temas como a relação entre direitos humanos e cidadania, políticas públicas, o Pacto Universitário pela Promoção do Respeito à Diversidade, da Cultura da Paz e dos Direitos Humanos.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24682 | Impressões: 138862
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada