Mato Grosso, Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024     
Novo Portal
11ª Bienal da UNE acontece na Bahia com Festival dos Estudantes
ESTUDANTIL
11ª Bienal da UNE acontece na Bahia com Festival dos Estudantes
04/12/2018 10:54:37
por Assessoria UNE

A Bienal da União Nacional dos Estudantes UNE chega à sua 11ª edição e vai celebrar 20 anos de existência com uma volta às origens na capital da Bahia, Salvador. Pela primeira vez as três entidades estudantis nacionais – UNE, União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) e Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) – se somam em um grande evento, dando origem ao Festival dos Estudantes, ampliando ainda mais o maior encontro estudantil da América Latina.

Entre os dias 6 e 10 de fevereiro são esperados mais de 10 mil estudantes vindos de todas as regiões do País, que vão se integrar ao povo baiano e fazer da Universidade Federal da Bahia (UFBA) a referência da produção artística desenvolvida pela juventude brasileira.

Qualquer estudante matriculado pode se inscrever na mostra de trabalhos em uma das sete áreas: artes cênicas, literatura, música, artes visuais, audiovisual, ciência e tecnologia e projetos de extensão.

Esta 11ª edição vai homenagear Gilberto Gil e sua obra como artista, diplomata, ambientalista, político e músico: Gil da redescoberta do Brasil do baião, do xaxado, do choro de Pixinguinha, do prelúdio bachiano, da rapsódia, da Tropicália, dos festivais, do exílio.

A 11ª Bienal da UNE – Festival dos Estudantes também será um convite ao reencontro do Brasil da festa em meio à resistência. A UNE vai celebrar seus 20 anos de enaltecimento da cultura popular na cidade que realizou sua 1ª Bienal de Arte e Cultura em 1999, bem como onde a entidade foi refundada há 40 anos depois de desmantelada pela ditadura militar.

Será ainda a primeira vez em vinte anos que a entidade traz como palco principal do festival uma universidade pública. As atividades principais estão previstas para acontecer no campus da UFBA em Ondina.

 

Coneb, ENG e ENPG

Além das mostras culturais, shows e seminários, dentro da programação também acontecerão os encontros da base do movimento estudantil, que trarão debates conjunturais, educacionais e de organização do movimento estudantil.

O 15º Conselho Nacional de Entidades de Base (Coneb) da UNE vai reunir diretórios acadêmicos (DAs) e centros acadêmicos (CAs) de todo o país. O 4º Encontro Nacional de Grêmios da Ubes (ENG) vai reunir líderes de escolas. Já a ANPG realizará seu 8º Encontro Nacional de Pós-Graduandos (ENPG) e, juntas, as entidades debaterão os rumos do Brasil e a defesa da educação pública e gratuita.

 

História da Bienal da UNE

Em 1999, com a realização da 1ª Bienal em Salvador, Bahia, a UNE retomou com vigor o seu trabalho cultural, que teve destaque na década de 1960 com o famoso Centro Popular de Cultura (CPC). Na sua 6ª edição em 2009, novamente em Salvador, o evento exaltou as raízes do Brasil. Na sua última edição em 2017, o festival propôs a reinvenção no Brasil inspirada nas feiras livres, na cidade de Fortaleza, Ceará.

Já passaram pela Bienal o próprio homenageado deste ano, Gilberto Gil, bem como Abdias Nascimento, Alceu Valença, Ariano Suassuna, Augusto Boal, Beth Carvalho, Criolo, Dona Ivone Lara, Lenine, Martinho da Vila, Naná Vasconcelos, Oscar Niemeyer, Pitty, Tom Zé, Ziraldo e muitos outros personagens da cultura nacional.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24681 | Impressões: 138862
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada