Mato Grosso, Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024     
Novo Portal
Projeto Erosão da Biodiversidade na Bacia do Alto Paraguai recebeu estagiárias de Rondônia
MEIO AMBIENTE
Projeto Erosão da Biodiversidade na Bacia do Alto Paraguai recebeu estagiárias de Rondônia
30/12/2018 10:00:00
por Hemilia Maia

O projeto interinstitucional da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) “Erosão da Biodiversidade na Bacia do Alto Paraguai: impactos do uso da terra na estrutura da vegetação e comunidade de vertebrados terrestres e aquáticos”, ou Projeto Erosão, como é chamado por seus membros, recebeu estagiárias de Rondônia, nas expedições em área de floresta dos municípios de Porto Estrela e Diamantino.

A participação das alunas do Curso técnico em Agroecologia do Centec Abaitará do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional do Estado de Rôndonia (Idep) no projeto é um dos meios encontrados pelos pesquisadores para incentivar e popularizar a ciência, incluir outros níveis de ensino na produção do conhecimento e mostrar a problemática na conservação da biodiversidade do Pantanal.

As estagiárias Karolyne de Souza Procópio e Ana Lúcia Cardoso Martins participaram das atividades do Projeto Erosão entre os dias 8 e 18 de outubro e, durante o estágio, conheceram algumas metodologias utilizadas na coleta de material zoológico, como de mamíferos, aves e levantamento botânico. Além da coleta, as estudantes foram envolvidas na preparação do material coletado realizada no laboratório de Mastozoologia do Centro de Pesquisa em Limnologia, Biodiversidade e Etnobiologia do Pantanal (Celbe), na cidade Universitária em Cáceres, com o propósito de conhecer todo procedimento de inventário.

Projeto Erosão: A Unemat coordena essa grande pesquisa de campo sobre vários aspectos da biodiversidade na bacia do Rio Paraguai. São cerca de 700 quilômetros, no trecho que compreende a nascente do rio em Alto Paraguai no Mato Grosso e o Parque Nacional do Pantanal, na divisa entre os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Participam do projeto os professores da Unemat, doutores em Ecologia, Claumir Cesar Muniz, Dionei José da Silva e Manoel dos Santos Filho e a doutora em Biologia Vegetal, Maria Antonia Carniello, que juntos orientam alunos de mestrado e doutorado no desenvolvimento de suas dissertações ligadas a pesquisa. As professoras da Unemat, Áurea Regina Alves Ignácio, doutora em Ciências Biológicas e Joselane Souto Hall Silva, mestre em Ciências Ambientais também compõem a equipe. A ornitóloga, Olinda Maira Alves Nogueira, mestre em Ciências Ambientais, é pesquisadora convidada do projeto Erosão. Da UFMT participam os professores Paulo Cesar Vênere, doutor em Genética e Evolução, que atua como vice-coordenador do projeto Erosão e o doutor em Ecologia e Conservação, Gustavo Rodrigues Canale. Da University of East Anglia participa o professor brasileiro Carlos Augusto Peres, doutor em Ecologia Tropical e Conservação.  A bióloga e doutora em Ecologia, Christine Steiner São Bernardo, também participa do projeto.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24680 | Impressões: 138862
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada