Mato Grosso, Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024     
Novo Portal
Unemat realiza 14º Encontro de Pesquisa em Educação da Região Centro-Oeste
ANPED-CO
Unemat realiza 14º Encontro de Pesquisa em Educação da Região Centro-Oeste
16/10/2018 12:33:00
por Nataniel Zanferrari

O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) está realizando a 14ª edição do Encontro de Pesquisa em Educação da Região Centro-Oeste e Reunião Científica Regional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped). O evento teve início na noite de ontem (15), em cerimônia realizada no Auditório Maria Sophia Leite, na Secretaria de Indústria, Comércio, Meio Ambiente e Turismo (Sicmatur) de Cáceres.

O Encontro se estenderá até quinta-feira (18), com atividades realizadas na Cidade Universitária do Câmpus Universitário Jane Vanini, em Cáceres. O evento é realizado em parceria com o Fórum de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação da Região Centro-Oeste (Forpred- CO).

Com o tema ‘Educação e Democracia: Desafio e resistências da pós-graduação’, o Encontro conta com cerca de 700 participantes, entre professores, pesquisadores e alunos de 23 programas de pós-graduação em Educação da região Centro-Oeste, além de profissionais e professores da Educação Básica e Superior e alunos de graduação da área.

“Não dá para mensurar a importância de um evento desta dimensão aqui na Unemat”, afirma a diretora do PPGEdu e uma das organizadoras do evento, professora Maritza Maciel Castrillon Maldonado. “A Anped é o maior evento da área de educação do Brasil e, em seguida, são as edições regionais, cada uma com suas peculiaridades. Para nós do PPGEDU recebermos a Anped Centro Oeste aqui na Unemat é uma honra, uma distinção, e por isso nós estamos fazendo de tudo para que as pessoas sejam bem recebidas e bem acolhidas”, explica Maritza.

A reitora da Unemat, Ana Di Renzo, ressalta que o fato do 14º Anped Centro-Oeste acontecer em Cáceres reforça o fato de que Cáceres receber a regional da Anped demonstra a preocupação da Universidade e da Anped com a interiorização do ensino e da educação para além dos grandes centros do País. “O 14º Anped Centro-Oeste acontecer aqui é um empoderamento enorme para uma universidade do interior do Centro-Oeste, em especial, as estaduais, participando de uma discussão muito aprofundada das políticas de pesquisa e dos financiamentos que envolvem isto”, explica Ana Di Renzo.

O evento constitui-se em um espaço privilegiado para o debate qualificado acerca das dificuldades impostas à produção acadêmica no âmbito dos programas de pós-graduação em Educação em todo o País em um momento de reorganização do capital global. Em um movimento de resistência e reafirmando a perspectiva de maior democratização da educação na pós-graduação, com condições de acesso, permanência e busca de soluções para as questões educacionais, este evento privilegia a apresentação de pesquisas concluídas nesta área na região Centro-Oeste do Brasil.

 

Edições regionais e nacional

A 13ª edição Sudeste do Anped foi realizada em julho na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em São Paulo; no mesmo mês foi realizada a 12ª edição Sul, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre.

Ainda este mês será realizada a 2ª edição da Anped Norte, na Universidade Federal do Acre (Ufac), em Rio Branco. A 24ª edição Nordeste será realizada em novembro, na Universidade Federal da Paraíba (UFPE), em João Pessoa.

A próxima edição nacional da Anped será em 2019, na Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói, Rio de Janeiro.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24678 | Impressões: 138862
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada