Mato Grosso, Domingo, 15 de Julho de 2018     
Unemat realiza projeto de pesquisa em parceria com universidade britânica
LÍNGUA INGLESA
Unemat realiza projeto de pesquisa em parceria com universidade britânica
11/07/2018 10:00:09
por Nataniel Zanferrari

A professora Ana Carolina de Laurentiis Brandão, da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), está visitando a Universidade de Hertfordshire, no Reino Unido, como parte das atividades do projeto de pesquisa ‘ELT teachers’ stories of resilience’ (do inglês, ‘História de resiliência de professores de Língua Inglesa’, desenvolvido em parceria com a professora Gwyneth James, que atua na instituição britânica.

O projeto é financiado pelo British Council (Conselho Britânico), uma instituição cultural pública do Reino Unido cuja missão é difundir o conhecimento da língua inglesa e sua cultura mediante a formação e outras atividades educativas. O projeto é financiado pelo Conselho por meio do Programa de Financiamento de Pesquisas em Ensino de Língua Inglesa (em inglês, ‘English Language Teaching Research Awards, o Eltra), que possui a finalidade de facilitar pesquisas inovadoras relacionadas ao ensino-aprendizagem de inglês ao redor do mundo.

O objetivo do projeto é analisar narrativas orais e visuais de professores de inglês em serviço para melhor entender a interação entre resiliência e identidade profissional.

Ana Carolina explica que o projeto se configura como uma oportunidade de não só trocar ideias e experiências profissionais, mas de também compreender melhor como diferentes contextos de ensino-aprendizagem de língua inglesa se constituem. “O processo de seleção do Eltra é bem concorrido. Fico muito feliz por nossa proposta ter sido contemplada, sobretudo, por representar a Unemat em iniciativas de colaboração acadêmica internacional tão importantes como essa”, afirma a professora.

Ana Carolina ainda aproveitou a passagem pela Europa para participar da edição 2018 do Congresso Narrative Matters (do inglês, ‘Narrativas são importantes’), realizado na cidade de Enschede, na Holanda, entre os dias 2 e 5 de julho.

Na ocasião, a professora apresentou a comunicação ‘Imagining English teaching in Brazil: What stories do student teachers draw?’ (do inglês, ‘Imaginando ensino de inglês no Brasil: Que histórias professores pré-serviço desenham?’), baseada em sua pesquisa de doutorado sobre o processo de constituição identitária de professores de inglês pré-serviço no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid).

De acordo com Ana Carolina, o evento se configurou como uma oportunidade ímpar de representar a Unemat no exterior. “É uma oportunidade de interagir com diferentes culturas acadêmicas e ressaltar a importância do Pibid para a formação do professor de línguas”, explica a professora.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 1536 | Impressões: 5
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada

Rede Social


Copyright 2018 - Universidade do Estado de Mato Grosso
Av. Tancredo Neves, 1095 - Cavalhada II
78200-000 - Cáceres - Mato Grosso
PABX +55 (65) 3221-0000