Mato Grosso, Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024     
Novo Portal
Unemat participa da 3ª Conferência de Educação Superior na Argentina
AMÉRICA LATINA & CARIBE
Unemat participa da 3ª Conferência de Educação Superior na Argentina
12/06/2018 17:35:06
por Nataniel Zanferrari

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) está participando da 3ª edição da Conferência Regional de Educação Superior para a América Latina e o Caribe (Cres), em Córdoba, na Argentina, que teve início ontem (11). O evento é realizado a cada 10 anos pelo Instituto Internacional para a Educação Superior na América Latina e Caribe (Iesalc), braço da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

O encontro tem por objetivo debater as tendências regionais para o ensino superior. Neste ano, em Córdoba, na Argentina, são mais de 10 mil participantes de 40 países, principalmente da América Latina e do Caribe, que juntos vão trocar ideias e analisar propostas referentes a situações dos sistemas educativos na região. Até sexta-feira (15), gestores, pesquisadores, professores e estudantes discutirão sete eixos temáticos que resultarão em estratégias conjuntas que deverão ser adotadas pelos países da região no sentido de garantir o acesso à universidade pelos membros das sociedades latino-americanas e caribenhas.

“Participar de um evento desse porte, em que diversas nações se reúnem para discutir a Educação Superior, é uma oportunidade ímpar”, explica a pró-reitora de Ensino de Graduação da Unemat, Vera Maquêa, que representa a Instituição na 3ª Cres. “A Conferência nos permite a aproximação urgente e necessária com os outros povos latinos para uma construção solidária de autonomia na perspectiva Sul-Sul, para potencializar nossos talentos e capacidades”, afirma Vera..

 “Primeiro, temos que assumir que somos diversos e também muito assimétricos. Somos muito desiguais. Então, a ideia é ouvir não só as universidades que têm prestígio, mas trazer todas as demais instituições que estão no sistema e que tem problema de qualidade, de reconhecimento, de legitimidade”, defende o diretor do Iesalc, Pedro Henriquez Guajardo. “A Conferência tem que buscar, de alguma maneira, a conversação entre as instituições e os governos para que os desenhos de políticas deem conta dessa situação e para que possamos enfrentá-la em conjunto com a sociedade”, explica Guajardo.

A Cres serve como preparação para a Conferência Mundial da Educação que será realizada em 2021 pela Organização das Nações Unidas (ONU) na França.

A Unemat compõe a comitiva da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), ao lado de representantes da Universidade do Estado da Bahia (Uneb); da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc); da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj); da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em São Paulo; e das paranaenses Universidade Estadual de Londrina (UEL), da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e Universidade Estadual do Paraná (Unespar). Também está presenta no evento a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).

Na tarde de hoje, o presidente da Abruem, Aldo Bona, e o presidente da Rede de Universidades Provinciais da Argentina (RUP), Hernan Vigier, assinam um convênio de ampla cooperação entre as associações.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24677 | Impressões: 138861
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada