Mato Grosso, Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024     
Novo Portal
Unemat desenvolve projeto de saúde e qualidade de vida para idosos
DIAMANTINO
Unemat desenvolve projeto de saúde e qualidade de vida para idosos
20/04/2018 18:03:49
por Nataniel Zanferrari

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) em Diamantino desenvolve o Projeto Idoso com Muito Orgulho (Primo), de pesquisa e extensão. Coordenado pelo professor Juari José Régis, o projeto de natureza experimental tem como objetivo comparar a influência de programas de exercícios físicos orientados e estruturados com frequência de duas a três vezes por semana, no período de oito meses, no controle dos índices de açúcar no sangue, na melhora da composição corporal, da funcionalidade e da qualidade de vida em idosos acima de 60 anos.

Participam do projeto cerca de 130 idosos, todos acima de 60 anos, de ambos os sexos, participantes do Grupo Viver Legal do Centro de Convivência do Município de Diamantino.

A pesquisa é realizada pelos cursos de Educação Física e Enfermagem do Câmpus Universitário Francisco Ferreira Mendes, em Diamantino, em parceria com o Núcleo de Aptidão Física, Informática, Metabolismo, Esporte e Saúde (Nafimes) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Foi aplicado um questionário de diagnóstico para coletar informações sociais, econômicas, médicas, farmacológicas e dos hábitos de vida dos idosos. Além do questionário, a coleta de sangue foi realizada pela Secretaria Municipal de Saúde através do Laboratório Central de Análises Clínica e da Coordenação de Saúde de Alta Complexidade, sendo realizados exames de glicemia capilar, glicemia de jejum, hemoglobina glicada e lipidiograma.

Os alunos de Educação Física e Enfermagem foram treinados pelo professor Thiago Neves para que eles mesmos possam avaliar o desempenho físico e funcional dos idosos. A capacidade funcional dos idosos foi avaliada pela escala de Katz, que avalia as atividades básicas da vida diária, e pela escala de Lawton & Brody, que avalia as atividades instrumentais da vida diária. A avaliação do desempenho físico e funcional será realizada pela bateria Short Physical Performance Battery (SPPB, do inglês Bateria Curta de Performance Física) de Guralnik, composto por três testes que avaliam, na sequência, o equilíbrio estático em pé, a velocidade da marcha em passo habitual e a força muscular dos membros inferiores por meio do movimento de levantar da cadeira e sentar cinco vezes consecutivas.

Os alunos de Educação Física estão trabalhando com os idosos no bairro Novo Diamantino e no Centro de Eventos, dando suporte na atividade física, e a professora Marilia de Almeida Silva está desenvolvendo o trabalho com dança com os idosos.

Na próxima etapa, prevista para os meses de maio e junho, o Projeto Primo dará suporte ao Lar de Idosos São Roque, onde outro grupo de acadêmicos trabalhará atividade física para fortalecimento dos membros superiores e inferiores dos residentes e introduzir a caminhada para os idosos nas adjacências do Lar São Roque.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24679 | Impressões: 138862
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada