Mato Grosso, Domingo, 28 de Abril de 2024     
Novo Portal
Unemat realiza 1ª Mostra de Trabalhos sobre Mulheres
CÁCERES
Unemat realiza 1ª Mostra de Trabalhos sobre Mulheres
01/12/2017 15:38:48
por Nataniel Zanferrari
Foto por: Moisés Bandeira
Estiveram presentes na cerimônia abertura as representantes de diversos setores da cidade, incluindo a vice-prefeita de Cáceres, Eliene Liberato Dias
Estiveram presentes na cerimônia abertura as representantes de diversos setores da cidade, incluindo a vice-prefeita de Cáceres, Eliene Liberato Dias

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) realiza a 1ª edição da Mostra de Trabalhos sobre Mulheres durante o dia de hoje (1º) e amanhã (2), com programação no Centro Municipal de Cultura Professor Natalino Ferreira Mendes, no Câmpus Universitário Jane Vanini e na Escola Estadual Doutor Rodrigues Fontes, em Cáceres. O evento é realizado pelo Centro de Direitos Humanos Professora Lúcia Gonçalves (CDRH), como parte da 1ª edição da Jornada em Defesa dos Direitos Humanos, Arte e Cultura.

Estiveram presentes na cerimônia abertura as representantes de diversos setores da cidade, incluindo a vice-prefeita de Cáceres, Eliene Liberato Dias, e a secretária municipal de Planejamento de Cáceres, Nelci Longhi.

“Este é o primeiro evento que congrega mulheres da Universidade com representações de diversos setores da sociedade, então temos o intuito de dar um ponto de partida nestas discussões sobre a mulher, e dar um impulso para a construção de novas políticas, para pensar em novos recursos par empoderar as mulheres, para combater o machismo”, explica a coordenadora institucional do evento, Giulianna Zilocchi Miguel. “Nós temos trabalhos maravilhosos que serão apresentados, com temas relevantes sobre o lugar da mulher na política, na academia, na sociedade, também sobre a violência contra a mulher, afirma Giulianna.

“Dentro da Unemat existem vários grupos, pesquisadoras e pesquisadores que trabalham com temáticas relacionadas a questões das mulheres, então o propósito deste evento foi começar uma maneira de trazer e abarcar toda esta gama de pessoas e de trabalhos desenvolvidos nestas questões”, disse uma das organizadoras do evento, Luciene Neves. “É um começo, com o intuito de chegar neste objetivo, de juntarmos os trabalhos das várias áreas de formação que a gente tem dentro da Universidade e nos espaços de atuação social fora da Instituição, para atender estas questões, para que possamos fortalecer estas políticas para mulheres, além das pesquisas relacionadas com o tema”, explica Luciene.

A mostra teve início na manhã desta sexta-feira (1º), no Centro de Cultura, com a palestra ‘Novos desafios para as políticas de gênero: Alteridades e identidades no contemporâneo’, com a professora Sonia Lourenço, do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGas) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). A palestra foi moderada pela professora Viviane Silveira.

As atividades prosseguem no Centro de Cultura no período da tarde com a palestra ‘Violência sexual em mulheres durante a ditadura civil-militar no Brasil: O testemunho e a negação’, com a professora Silvia Regina Nunes, da Unemat.

A palestra será seguida com a apresentação do trabalho de conclusão de curso (TCC) ‘‘Não sou machista, mas...’: O discurso sobre a mulher nas redes sociais’, da aluna do curso de Letras, Marielly Dutra Atala Costa Banca. O trabalho foi orientado pela professora Silvia Regina Nunes, e banca será composta pelos professores Ana Luiza Artiaga e Rodrigo Santana.

No período noturno, as atividades ocorrerão no Câmpus Universitário Jane Vanini: às 19 horas será realizada a Exposição de Trabalhos sobre Mulheres, no Pátio do Câmpus e, às 20 horas, a apresentação do TCC ‘O olhar de Hercules Florence sobre o corpo das indígenas de/no Mato Grosso’, da aluna Jéssica Queiroz de Souza, do curso de Letras. O trabalho também foi orientado pela professora Silvia Regina Nunes, e a banca será composta pelos professores Joelma Bressanin e Wellington Quintino.

Na manhã deste sábado (2), a Mostra realizará uma roda de conversas na Escola Estadual Doutor Rodrigues Fontes, no bairro Cavalhada. A roda será iniciada pela professora Isaura Conte, da Unemat.

No período da tarde, a Mostra oferece diversas oficinas a serem realizados no Câmpus Universitário Jane Vanini: a oficina sobre integralidade do cuidado à saúde da mulher, ministrada por Camila Ortiz, Naegeli Brumati e Silvia Corrêa, será realizada na Sala de Turismo; Monique Fernanda Garcia Miranda ministrará oficina de defesa pessoal para mulheres, no saguão; A oficina sobre a Lei Maria da Penha será ministrada na sala de Letras, por Isabella Noronha; Jussara Cebalho e Léa da Cunha Oliveira ministrarão, na sala de História, a oficina de brincos étnicos; e a oficina de bonecas negras de garrafas ocorrerá na sala de História, ministrada por Inês Alves Guimarães Martins.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24680 | Impressões: 138861
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada