Mato Grosso, Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024     
Novo Portal
Projeto da Unemat sobre calçadas ecológicas poderá ser replicado no Rio Grande do Sul
EXTENSÃO
Projeto da Unemat sobre calçadas ecológicas poderá ser replicado no Rio Grande do Sul
09/10/2017 11:02:48
por Nataniel Zanferrari

O projeto de extensão ‘Calçadas Ecológicas’, da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), está sendo proposto para ser replicado no município de Santa Maria, no Rio Grande do Sul.

O professor Denizalde Pereira, do Câmpus Universitário de Sinop, está no Rio Grande do Sul realizando estágio de Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física, na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Na Unemat, o professor foi um dos coordenadores dos projetos de pesquisa e extensão ‘Canteiros de Sabores e Saberes’ e do Programa Novos Talentos, que desenvolvem ações junto a populações periféricas, escolas públicas e assentamentos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

“Fruto da sensibilidade que trabalhos como estes geram, fui naturalmente atraído pelo trabalho da Incubadora Tecnológica de Santa Maria (ITSM), na UFSM, e da Apoena Engenharia Sustentável”, explica o professor Denizalde. A Apoena é formada por profissionais das áreas de Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Assistência Social, Engenharia Civil, Engenharia da Computação, Engenharia Elétrica e Engenharia Ambiental e Sanitária, e oferece serviços de captação de água da chuva e telhado verde, além de projetar-se para agregar outras soluções sustentáveis para residências.

“Em seus objetivos, rumo à consolidação como uma cooperativa bioconstrutora, a Apoena busca criar uma rede colaborativa de modo a movimentar mais pessoas em torno da responsabilidade ambiental, sendo capazes de construir laços de trabalho justos e saudáveis além de impactar positivamente no desenvolvimento regional”, afirma o professor. “E foi neste contexto que as pessoas que se organizam em torno desta proposta se identificaram com o projeto de Calçadas Ecológicas, desenvolvido em Sinop com estudantes da Unemat dos cursos de Engenharia Civil e Matemática”, disse Denizalde. O projeto também conta com a colaboração de estudantes de Ciências Agrárias e Engenharia Florestal da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), e dos cursos de Arquitetura e Direito de universidades particulares de Sinop.

O professor Denizalde orientou o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do estudante de Engenharia Civil, Marcos da Silva de Oliveira, fruto deste projeto de extensão. Marcos desenvolveu um aplicativo para celular, onde demonstrou que o mecanismo garante o essencial de uma calçada ecológica, que é o ‘encaixe’ na continuidade entre calçadas vizinhas, tornando-a plana de uma esquina a outra, adequada a toda e qualquer pessoa, independentemente da idade, gênero e condição física. O aplicativo pode ser baixado na Google Play Store, clicando aqui.

A ITSM e a Apoena convidaram o professor Denizalde para uma roda de conversa, tendo como tema as calçadas ecológicas. Realizada na última segunda-feira (2), o bate-papo ocorreu no Auditório da ITSM, com um grupo de estudantes da UFSM, onde o professor apresentou projetos da Unemat sobre calçadas ecológicas, arborização urbana e produção de adubo orgânico, entre outros. “A conversa entre as pessoas presentes foi contagiante de tal forma que, concluímos, juntos, que a Universidade brasileira possui uma dívida histórica com a sociedade, sobretudo com os economicamente menos favorecidos, e que é necessário viabilizar mais trocas de saberes entre a população e a academia em prol de um desenvolvimento territorial digno”, explica o professor. “A assistente social da Apoena, Juliane Silveira, já realizou trabalho social na região Centro Leste da cidade e irá intermediar os encontros entre diversos atores sociais do Loteamento Residencial Dom Ivo Lorscheitter. Ali residem famílias beneficiadas por programas de habitação de interesse social, voltado para a garantia de moradia para famílias com renda de até três salários mínimos por pessoa. São 578 unidades habitacionais, um centro comunitário e uma unidade básica de saúde. Decidiu-se em grupo uma ação de educação socioambiental concreta, estendendo o convite a mim, que imediatamente aceitei”, explica Denizalde.

“Daí em diante, iniciaram-se reuniões com a vice-presidente da Associação Comunitária, Neide Vaz dos Santos, sobre a possibilidade de trabalhos conjuntos com a população do bairro sobre calçadas ecológicas, fundamentalmente em relação à importância do passeio público conter arborização com sombreamento, bem como a garantia do direito de ir e vir dos transeuntes. A vice-presidente prontamente acolheu a proposta e se comprometeu em agendar os próximos encontros com a diretoria do Loteamento, a fim de construir ações conjuntas, iniciando pelas Calçadas Ecológicas”, afirma o professor.

O professor Denizalde também foi convidado para expor, junto a um assentamento de Trabalhadores Sem Terra da região, outro projeto de extensão, o projeto de comercialização solidária Cantasol, que deve ocorrer nos próximos dias.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24680 | Impressões: 138860
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada