Mato Grosso, Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024     
Novo Portal
Professora de Jornalismo da Unemat lança livro sobre educomunicação
COMUNICAÇÃO
Professora de Jornalismo da Unemat lança livro sobre educomunicação
28/08/2017 09:33:15
por Nataniel Zanferrari

A professora do curso de Jornalismo da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Antonia Alves Pereira, lançou o livro ‘Educomunicação - Um diálogo criativo com a pedagogia de Dom Bosco: O estudo de caso junto à Rede Salesiana de Escolas na América Latina’.

Resultado de dissertação de mestrado em Ciências da Comunicação defendido na Universidade de São Paulo (USP) em 2012, a obra contextualiza as práticas educativas salesianas a partir do paradigma da educomunicação.

“Fruto de um levantamento minucioso, a pesquisa buscou nas origens da história salesiana do ramo feminino em seus quase dois séculos, a inter-relação entre comunicação e educação, partindo do contexto latino-americano até chegar ao contexto mundial que assumiu a educomunicação como revitalização do Sistema Preventivo”, explica a professora. “Voltando para o contexto brasileiro, o foco da investigação buscou os indícios educomunicativos no material didático, no currículo e nas atividades do contraturno escolar da Rede Salesiana de Escolas nas cinco regiões geográficas”, disse Antonia.

Desta forma, todas as informações foram analisadas a partir das dimensões lúdicas, didáticas e educomunicativas e articuladas com as áreas de intervenção da educomunicação que levam ao exercício da cidadania, ao empoderamento social, o que desemboca na possibilidade dos atores sociais envolvidos se tornarem produtores de cultura.

A pesquisa de mestrado foi orientada pelo professor Ismar de Oliveira Soares, responsável pela pesquisa que identificou, no final dos anos 1990, a educomunicação como um campo autônomo do conhecimento na interface Comunicação-Educação.

Lançada pela Editora Fi em coedição com a Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPEducom), a obra está disponível gratuitamente em formato PDF, podendo também ser adquirida em versão impressa sob demanda. Ambos formatos podem ser adquiridos clicando aqui.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24682 | Impressões: 138863
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada