Mato Grosso, Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024     
Novo Portal
Pesquisas de Medicina da Unemat são premiadas em evento sobre aleitamento materno
AGOSTO DOURADO
Pesquisas de Medicina da Unemat são premiadas em evento sobre aleitamento materno
10/08/2017 15:17:18
por Nataniel Zanferrari

Professores e alunos do curso de Medicina da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) tiveram trabalhos premiados na 1ª edição do Encontro Mato-Grossense de Aleitamento Materno (Emama), evento promovido em Cuiabá entre os dias 2 e 4 de agosto.

A pesquisa ‘Ações de promoção e proteção do aleitamento materno em lactentes com microcefalia de mães com suspeita ou confirmação de infecção por Zika Vírus’ recebeu prêmio de melhor apresentação oral do evento. A pesquisa foi realizada pelas professoras Claudia Moreira, Fabíola Beppu Muniz Ramsdorf e Simone Galli Rocha Bragato, e pelos alunos Juliana Debei Herling e Thiago Oliveira Freitas Becker.

O trabalho ‘Ambulatório de Amamentação ao bebê de risco’ recebeu mérito na categoria banner. O trabalho é de iniciativa da professora Claudia Moreira com as fonoaudiólogas do Hospital Regional de Cáceres, Joice Costa, Luciana Silva e Suellen Rodrigues.

A professora Cláudia Moreira comemora o destaque de Medicina da Unemat no evento. “A equipe de profissionais e alunos da Universidade tem feito pesquisas e ações com impacto positivo na sociedade, e os prêmios são um reconhecimento deste trabalho”, explica Cláudia.

Desde 2016, o curso de Medicina tem promovido uma rede de trabalho e acolhimento de crianças com microcefalia nascidas de mães com suspeita ou confirmação de infecção por Zika Vírus, em parceria com instituições de saúde de Cáceres e de Cuiabá. Também participam deste projeto as professoras Denise da Costa Cortela,Heloísa Miura e Sandra Coenga.

O 1º Encontro Mato-Grossense de Aleitamento Materno reuniu cerca de 600 pesquisadores e profissionais das unidades de saúde, alunos de Enfermagem, Medicina e Serviço Social, e entidades sociais que atuam em defesa dos direitos da criança e das mulheres. Além dos trabalhos científicos, o evento proporcionou oficinas, rodas de conversa, relatos de experiências e apresentações culturais sobre o tema amamentação.

O encontro ocorreu em agosto em comemoração à campanha Agosto Dourado, instituída por Lei Federal para incentivo do aleitamento materno. Esta cor representa o ‘padrão ouro’ do leite materno para recém-nascidos e crianças de até dois anos de idade.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24679 | Impressões: 138862
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada