Mato Grosso, Domingo, 21 de Janeiro de 2018     
Unemat tem o primeiro software registrado no Inpi
TECNOLOGIA
Unemat tem o primeiro software registrado no Inpi
19/06/2017 15:57:58
por Hemilia Maia

Foi concedido o primeiro registro de software da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). A concessão do Registro de Programa de Computador foi publicada na Revista de Propriedade Intelectual do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi). O software Suggar Cane Detection System (SCDS) é uma importante ferramenta para a área de processamento de imagens.

Desenvolvido pela professora da Unemat, Edineia Aparecida dos Santos Galvanin, doutora em Ciências Cartográficas e pós-doutora na área de Geociências pela UFRJ  e pelo egresso do curso de Ciência da Computação da Unemat, câmpus de Barra do Bugres, Paulo Henrique Hack de Jesus, o SCDS já está em uso na Instituição.

De acordo com a pesquisadora o SCDS é capaz é de classificar imagem de satélite. Entre as funções do software estão a detecção de bordas pelo método de difusão anisotrópica, a classificação de imagens, o método do paralelepípedo e redes neurais artificiais e o cálculo de três índices de vegetação. O SCDS vem sendo utilizado nos projetos de pesquisa da Unemat que congrega além de pesquisadores, acadêmicos de Iniciação Científica e de Mestrado.

Edineia Galvanin concluiu recentemente o projeto de pesquisa "Análise temporal do uso da terra para definição de cenários de mudança da paisagem natural por intervenções de natureza humana no Pantanal de Cáceres-MT" em que a ferramenta foi imprescindível para classificação e análise das imagens da área de estudo, explicou Edinéia Galvanin.

O SCDS promete ser o primeiro de muitos outros softwares. O Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), diretoria ligada à Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG) da Unemat, já possui outros pedidos de patentes e registros de software em andamento. "Nós esperamos que estas ações sejam intensificadas para ampliar o número de ativos de Propriedade Intelectual da Instituição", disse a supervisora do NIT, Jaqueline Albino.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 1443 | Impressões: 274
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada

Rede Social


Copyright 2018 - Universidade do Estado de Mato Grosso
Av. Tancredo Neves, 1095 - Cavalhada II
78200-000 - Cáceres - Mato Grosso
PABX +55 (65) 3221-0000