Mato Grosso, Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024     
Novo Portal
Unemat realiza primeira reunião da Câmara de Pós-Graduação Stricto Sensu
PÓS-GRADUAÇÃO
Unemat realiza primeira reunião da Câmara de Pós-Graduação Stricto Sensu
14/10/2016 11:12:50
por Nataniel Zanferrari
Foto por: Moisés Bandeira
A reunião da Câmara de Pós-Graduação contou com membros participando por teleconferência
A reunião da Câmara de Pós-Graduação contou com membros participando por teleconferência

Foi realizada ontem (13) a primeira reunião da Câmara de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), na Sede da Reitoria da Instituição. A Câmara foi instituída com o objetivo de atuar na regulação e organização de políticas educacionais para a área de pós-graduação stricto sensu da Universidade, abrangendo várias áreas de pesquisa da Universidade. A Câmara atua em conjunto com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) da Unemat.

“O objetivo principal da Câmara é regular a pós-graduação na Unemat, tanto a criação de novos programas, quanto os que já existem, do ponto de vista de regulação e de organização”, explica o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Rodrigo Bruno Zanin. “Ou seja, nós temos um sistema de pós-graduação que deixou de ser pequeno, e precisa agora de uma estrutura um pouco maior para poder ajudar a organizar e pensar este sistema”, defende o pró-reitor.

Nesta primeira reunião, a pauta incluiu a discussão de ações para a efetiva regulação, instalação e funcionamento da Câmara, além de critérios e a forma de composição dos membros, em conformidade com as áreas de conhecimento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Os membros pro tempore da Câmara de Pós-Graduação também desenvolverão ações como encaminhar, acompanhar e avaliar a revisão e preenchimento da Coleta Capes, rever e readequar o Regimento de Pós-Graduação Stricto Sensu da Unemat e propor diretrizes para a apresentação de propostas de novos cursos de mestrado e doutorado para 2017.

“Hoje, a nossa área pós-graduação abrange muitas demandas, e um dos papéis da Câmara é discutir todas estas questões que abordam a pós-graduação”, afirma a assessora de Pós-Graduação da PRPPG, Fátima Aparecida da Silva Iocca. “Então a Câmara é formada por pessoas capacitadas que estão atuando na pós-graduação, e estarão juntos discutindo estes encaminhamentos e estas políticas, para auxiliar nas demandas da pós-graduação”, explica Fátima.

 

Membros pro tempore

A reunião de hoje foi feita com os membros pro tempore, convidados pela PRPPG, “São representantes de cada uma das grandes áreas da Capes, para auxiliar e começar a pensar qual o formato desta Câmara para a Unemat”, explica o pró-reitor.

A área Multidisciplinar será representada pelo professor Marcos Antonio Camilo, do Câmpus de Alta Floresta, e pela professora Monica Josene Barbosa Pereira, do Câmpus Universitário de Tangará da Serra. As Engenharias são representadas pelos professores Marlon Leao, de Sinop, e Rivanildo Dallacort, de Tangará da Serra. Os professores Antonio Francisco Malheiros e Eliane Ignotti, de Cáceres, representarão as Ciências da Saúde. Já as Ciências Biológicas terão como representantes os professores Beatriz Schwantes Marimon, de Nova Xavantina, e Dionei José da Silva, de Tangará da Serra. A área das Ciências Agrárias será representada pelas professoras Ana Aparecida Bandini Rossi, de Alta Floresta, e Maria Aparecida Pereira Pierangeli, de Pontes e Lacerda. Os professores Adailton Alves da Silva, de Barra do Bugres, e Elizeth Gonzaga dos Santos Lima, de Cáceres, são os membros que representam as Ciências Humanas. A área de Linguística, Letras e Artes contam com os professores Aroldo José de Abreu, de Tangará da Serra, e Vera Lucia da Rocha Maquea, de Cáceres, como representantes. Carlos Edinei de Oliveira, de Barra do Bugres, e Ivan Canan, de Sinop, representam as Ciências Sociais Aplicadas. A professora Edineia Aparecida dos Santos Galvanin, de Barra do Bugres, representa as Ciências Exatas e da Terra.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24605 | Impressões: 138861
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada