A professora de Educação Básica de Mato Grosso, Ednéia Regenir da Silva Conceição, 31 anos, egressa de Letras da Unemat e professora da Escola Estadual Ana Maria das Graças Noronha foi a primeira colocada no processo seletivo nacional que selecionou 860 candidatos de 49 polos de oferta do mestrado em diferentes Instituições de Ensino Superior do país.
A aprovação da egressa da Unemat, ex-bolsista de extensão da Instituição destaca que foi a participação dela no projeto “Kuratomoto”, que era desenvolvido em parceria com o Instituto Ayrton Senna que despertou o desejo de ser professora.
“Fiquei muito feliz de ser a primeira colocada no curso de Mestrado Profissional em Letras - Profletras, a nível nacional, pois esta qualificação é coerente com às necessidades e prioridades da docência. Estar em sala de aula é sempre um desafio para nós e torna-se cada vez mais urgente o aperfeiçoamento do fazer pedagógico, nesse sentido, é que entra o Profletras com novas possibilidades de aliar teoria e prática. Todos os professores que buscam o mestrado profissional têm os mesmos anseios, o de poder re-significar sua prática pedagógica”, afima.
A vice-coordenadora do Programa de Mestrado Profissional em Letras na Unemat, polo de Cáceres, professora Maristela Cury Sarian afirma que “"Temos tido a alegria de receber no Profletras - Unidade Cáceres, ao longo desses três anos de existência do Programa, egressos da Unemat dos mais variados campi, o que compreendemos como um efeito do fortalecimento e da excelência do ensino de graduação em nossa Instituição, em especial, do curso de Letras. Ver uma egressa de nossa Universidade, do campus universitário de Cáceres, ser aprovada em primeiro lugar em nível nacional deu visibilidade e projeção à nossa IES, o que nos deixou especialmente felizes".
A nova mestranda afirma ainda que “estar em primeiro lugar em nível nacional é uma satisfação, principalmente porque hoje, nós professores, somos muito cobrados e até questionados com relação ao nível de conhecimento e competência. Isso dá mais credibilidade tanto a mim como professora da rede estadual, quanto a nossa universidade - Unemat, que está entre as melhores quanto ao nível de ensino. Mas, tenho também a convicção de que todos os que passaram no exame são muito competentes e merecem estar na qualificação”, disse.
O profletras é oferecido em âmbito nacional sob a coordenação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e conta com 42 universidades parceiras em todas as regiões brasileiras. Em 2015, a Unemat conferiu grau aos primeiros mestres em Letras por meio do programa tanto na unidade de Cáceres, como na unidade de Sinop, locais onde oferta o mestrado profissional em Letras. As aulas do mestrado dessa turma de ingressantes iniciaram em 22 de fevereiro.
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24871 | Impressões: 158400 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária