Mato Grosso, Quarta-Feira, 03 de Julho de 2024     
Novo Portal
Presidente do TCE ministra palestra para estudantes de Direito e Contábeis
CIDADANIA & PARTICIPAÇÃO PÚBLICA
Presidente do TCE ministra palestra para estudantes de Direito e Contábeis
26/02/2016 19:49:46
por Nataniel Zanferrari
Foto por: Nataniel Zanferrari
O conselheiro do TCE, Antônio Joaquim Moraes Rodrigues Neto, ministrou uma palestra para os alunos dos cursos de Ciências Contábeis e Direito da Unemat
O conselheiro do TCE, Antônio Joaquim Moraes Rodrigues Neto, ministrou uma palestra para os alunos dos cursos de Ciências Contábeis e Direito da Unemat

Na manhã desta sexta-feira (26), o presidente do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT), conselheiro Antônio Joaquim Moraes Rodrigues Neto, ministrou uma palestra para os alunos dos cursos de Ciências Contábeis e Direito do Campus Jane Vanini, da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). A palestra, que abordou temas como cidadania, controle social e transparência na gestão pública, ocorreu no Auditório Edival dos Reis, na Cidade Universitária, em Cáceres.

Expondo os desafios do cidadão contemporâneo, como o analfabetismo político, a indiferença e a apatia da sociedade, o presidente do TCE-MT instigou os alunos a superar estes desafios, alegando que as escolas e os partidos políticos não formam para a cidadania ou para o exercício do controle social das contas públicas. “Eu considero que o único caminho que o Brasil tem para melhorar a sua política, a atualidade dos seus governos, é a participação da sociedade”, explica o conselheiro. “O controle social sendo exercido de forma adequada, as pessoas participando do debate sobre o destino da sua cidade, ou seja, participando da audiência pública para debater o orçamento, o que você vai gastar no ano subsequente, em que vai gastar, exigindo que os gestores disponibilizem todas as informações da gestão pública, como a lei exige que isso deve ser feito. Os sites das prefeituras precisam ter todas as informações de contratos, de obras, de salários, de diárias, enfim, tudo deve estar escancarado, e a forma mais razoável e concreta para melhorar a vida pública brasileira é a participação da sociedade e do cidadão de forma efetiva”, afirma Antônio Joaquim.

Citando o dramaturgo, poeta e crítico de teatro alemão Bertold Brecht e o filósofo italiano Antonio Gramsci, além de fazer um apanhado geral sobre movimentos que ‘arejaram’ a democracia brasileira, como as Diretas Já (1985), os Caras Pintadas (1992) e as Jornadas de Junho (2013), o conselheiro do TCE incentivou os estudantes a participarem da vida pública de seu município, de seu Estado e de seu País, além de estenderem este debate para o restante da sociedade. “Esse debate é extensivo a todos os cursos, toda a sociedade, todas as atividades profissionais, mesmo que sejam de fora da academia e da universidade”, defende Antônio. “Fundamentalmente, o que vai mudar e consolidar uma transformação concreta na gestão pública brasileira será o momento em que as pessoas realmente derem sua participação no dia-a-dia da gestão pública”, explicou.

O deputado estadual e ex-reitor da Unemat, Adriano Silva, também participou da palestra.

 

Rodada de palestras

A palestra com o presidente do TCE-MT ocorreu a convite da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg) da Unemat, que em 2016 estará realizando o Programa de Palestras e Conferências para os cursos de graduação nas diversas áreas, contando, para isso, com pessoas que possuam conhecimento especializado em sua prática profissional. A primeira Palestra ocorreu neste dia 26/02 com o presidente do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, Antônio Joaquim Moraes Rodrigues Neto, dirigida aos estudantes dos cursos de Ciências Contábeis e Direito do Campus de Cáceres​

A pró-reitora de Ensino de Graduação, Vera Maquêa, explica que a intenção da Proeg é promover uma integração maior da academia com a sociedade. “A importância deste Programa é trazer para a Universidade pessoas que possam contribuir com o processo formativo que se dá na graduação. Essa articulação fundamental com outros setores da sociedade e da organização do Estado é uma das atividades de extensão mais substanciais para uma formação consistente e comprometida com as grandes questões do nosso tempo”, diz.

O conselheiro Antônio Joaquim considera imprescindível que a Universidade tome iniciativas como esta e esteja em harmonia com a sociedade “É preciso que os acadêmicos também vivam o mundo real, o dia-a-dia da cidade, então palestras que vêm de fora significam um compartilhamento de informações necessário ao crescimento dos alunos, pois é preciso unir a atividade acadêmica com a atividade cotidiana”, defende o presidente do TCE. “Por isso estamos aqui falando de cidadania, de deveres, de participação, orientando e dando informações sobre coisas que eles não necessariamente possuem o dever de saber, por exemplo, como funciona e para que serve um Tribunal de Contas. Isto é sempre importante no crescimento pessoal e intelectual de todos, são parcerias necessárias e imprescindíveis”.

Logo antes da palestra, Antonio Joaquim também visitou a Reitoria da Unemat, onde se reuniu com os gestores da instituição e conheceu mais sobre a Universidade. Além de conhecer os números de alunos, cursos, orçamento, investimentos e necessidades, o conselheiro também apresentou sugestões para garantir maior agilidade nos procedimentos institucionais.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24718 | Impressões: 143114
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada