Martinho Tsire Edi Tsawewa tornou-se o primeiro professor indígena a receber o título de Mestre em Educação pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) após defender sua dissertação de mestrado esta semana. Martinho, que pertence à etnia Xavante, desenvolveu o trabalho ‘Educação Indígena procurando dialogar com a Educação Escolar Indígena: Rob’uiwedze e niha te rob’uiwe’, sob orientação na Linha de Pesquisa: Educação e Diversidade do doutor em Educação e professor do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEdu/Unemat), Alceu Zoia.
O trabalho de Martinho Tsawewa foi desenvolvido na Aldeia Sangradouro, no município de General Carneiro, distante 442 km a Leste da capital Cuiabá, onde levantou informações sobre história, educação, prática cultural e diversidade étnica. Ele ainda considerou em seu estudo elementos como observação participante, entrevistas, visitação nas aldeias, histórias de vida, notas de campo e pesquisa bibliográfica.
De acordo com o pesquisador Martinho Tsawewa seu trabalho além de mostrar que o respeito aos valores pedagógicos, sociais, culturais, administrativos e econômicos dos povos indígenas é que formam uma Educação Escolar Indígena autêntica também mostra que o equilíbrio para a organização social dos indígenas no território nacional está ligado a unificação da Educação não Indígena com a Educação Escolar Indígena.
“Entre os objetivos desse estudo, está a compreensão das múltiplas funções da educação indígena e não indígena e seus reflexos na sociedade Xavante, buscando encontrar elementos que ajudem a conciliar o encontro dessas duas visões de mundo de modo que a interculturalidade possa trazer benefícios ao povo indígena contribuindo no entendimento da diversidade étnica e nas práticas culturais que constituem a sociedade indígena”, declarou Martinho Tsawewa.
PPGEdu/Unemat - Forma pesquisadores em nível de mestrado, desde 2010, capazes de analisar a realidade educacional a partir de estudos de fenômenos educativos que emergem dos contextos locais e/ou globais, relacionados às políticas educacionais, formação de professores, práticas educativas, movimentos sociais, relações étnico-raciais, indígenas e demais comunidades tradicionais, considerando aspectos econômicos, políticos, sociais e/ou culturais, cujos resultados possibilitem contribuições e intervenções no campo da Educação.
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