Mato Grosso, Quarta-Feira, 03 de Julho de 2024     
Novo Portal
Unemat apresenta projeto de Educação Superior Indígena para Embaixada da Nova Zelândia
INOVADOR
Unemat apresenta projeto de Educação Superior Indígena para Embaixada da Nova Zelândia
19/11/2015 16:05:41
por Lygia Lima – Assessoria Unemat com informações de Márcio Camilo da Secretaria de Cultura
Foto por: Facebook Assistência Social - MT

O modelo de Educação Superior Indígena oferecido pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) às etnias existentes no Estado há mais de uma década foi apresentado nesta semana para a Embaixada da Nova Zelândia durante reunião na Secretaria de Estado de Assistência Social, em Cuiabá.

Na oportunidade a Unemat demonstrou que durante esses 15 anos de atuação e oferta de cursos superiores específicos e diferenciados para povos indígenas já se formaram cerca de 400 professores em nível de graduação além de 140 especialistas.

O projeto de Educação Indígena na Unemat oferta os cursos de licenciaturas em: Pedagogia Intercultural; Línguas, Artes e Literatura; Ciências Sociais e Ciências da Matemática e da Natureza, e são oferecidos no campus da Unemat em Barra do Bugres e conta com parceria com a Funai, Prefeitura Municipal de Barra do Bugres e Governo do Estado.

A Unemat atende a todas as etnias que ocupam Terras Indígenas no Estado de Mato Grosso, totalizando 32 etnias beneficiadas e que estão espalhadas por todo o território mato-grossense.

A apresentação da Unemat para a Embaixada da Nova Zelândia foi feita pelo diretor de Gestão de Educação Indígena, Adailton Alves da Silva e pelo assessor da reitoria Dionei José da Silva. “Nossa apresentação surpreendeu o membros da Embaixada, e rendeu frutos com o estreitamento de novas parcerias com outras secretarias estaduais presentes, como a de Assistência Social dada a dimensão política, geográfica e pedagógica da proposta”, explicou.

No momento Unemat está fase de execução de um processo vestibular para ingresso de outros 120 professores indígenas nos cursos de graduação oferecidos, e a meta é que até o final do governo Pedro Taques cerca de 400 professores indígenas estejam em formação nos cursos oferecidos pela Unemat.

Além da Unemat, as secretarias de Estado de Cultura, de Assistência Social e a Casa Civil e o grupo de teatro Cena Onze também apresentaram os projetos que são desenvolvidos junto aos povos indígenas.

Em Mato Grosso, o Governo da Nova Zelândia tem apoiado uma série projetos sociais voltados para os povos indígenas. A embaixadora da Nova Zelândia, Caroline Bilkey, e o vice-diretor geral de Programas e Parcerias do Ministério das Indústrias Primárias do país, Bem Dalton, elogiaram o trabalho desenvolvido. “Foi muito interessante o convite para conhecemos de perto esses trabalhos incríveis que são desenvolvidos para promover a inclusão dos índios e outros povos vulneráveis”, ressaltou a embaixadora neozelandesa. 

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24714 | Impressões: 143114
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada