A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e a Universidade de Cuiabá participaram nesta manhã de uma reunião no gabinete do prefeito de Cáceres, Francis Maris Cruz, para apresentar como serão desenvolvidas as atividades do Projeto Rondon no município. O coordenador nacional pelo Ministério da Defesa do Projeto Rondon, tenente-coronel Alexander Fortes do Nascimento participou do encontro para conhecer o andamento das atividades.
De acordo com o coronel, a sinergia entre as instituições parceiras, Unemat, Universidade de Cuiabá e Prefeitura Municipal é um indicativo de que as atividades no município de Cáceres serão um sucesso. “O Projeto Rondon é fruto do trabalho voluntário de acadêmicos e professores, é uma clara demonstração de cidadania, onde se divide o conhecimento com os que precisam. É uma demonstração de brasilidade”, disse.
O prefeito municipal Francis Maris, garantiu que o município estará empenhado em contribuir com toda a infraestrutura e logística para que o projeto aconteça da melhor forma possível. “Estamos muito felizes em ter Cáceres como um dos quatro municípios escolhidos para sediar o Projeto Rondon, e não vamos medir esforços para atender as demandas”, disse.
Entre as oficinas que serão realizadas no município haverão algumas destinadas a administração pública que visam capacitar os servidores a fim de possibilitar a criação de um escritório de projetos, oficina de associativismo e ainda de guia do patrimônio histórico.
O pró-reitor de Assuntos Estudantis, professor Anderson Marques do Amaral, que é o representante pela Unemat junto ao Projeto Rondon lembra que o projeto tem entre os pontos positivos o envolvimento entre as instituições públicas e privadas, além de possuir uma grande credibilidade junto a população.
A proposta da Unemat para Cáceres, no projeto Rondon, será coordenada pela professora Herena Naoco Chisaki Isobe, do curso de Agronomia do Campus Universitário Jane Vanini, e são do Conjunto B e envolvem comunicação, tecnologia, produção, meio ambiente e trabalho. A Unic, que também atuará em Cáceres vai desenvolver atividades do conjunto A, englobam cultura, direitos humanos e justiça, educação e saúde.
Além de Cáceres, a Unemat também estará atuando no municio de Alto Paraguai pelo projeto Rondon. O coordenador da proposta em Alto Paraguai é o professor João Mario de Arruda Adriao, do curso de Arquitetura e Urbanismo do Campus Universitário Renê Barbour, em Barra do Bugres e englobam as atividades do Conjunto A.
Os trabalhos do Projeto Rondon também envolvem o pró-reitor de Assuntos Estudantis e articulador do Ano do Centenário de Rondon na Unemat, Anderson Marques do Amaral, e o profissional técnico e representante da Unemat junto ao Projeto Rondon, Guilherme Vargas.
O Projeto Rondon – Operação Paiaguás acontecerão também em Campo Verde e Poxoréo e serão realizadas durante o mês de Janeiro de 2016. Além da Unemat e Unic o Centro Universitário Cândido Rondon e o Instituto Federal de Mato Grosso também tiveram propostas aceitas.
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24859 | Impressões: 158401 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária