Mato Grosso, Quarta-Feira, 03 de Julho de 2024     
Novo Portal
Campus de Tangará comemora 20 anos em Sessão Solene
UNEMAT
Campus de Tangará comemora 20 anos em Sessão Solene
17/11/2015 18:14:34
por Hemilia Maia
Foto por: Moisés Bandeira

Nos próximos meses serão iniciadas seis obras de infraestrutura no campus de Tangará da Serra. A boa nova foi trazida pelo vice-reitor da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Ariel Lopes Torres, durante a Sessão Solene realizada na Câmara Municipal em homenagem aos 20 anos do campus da Unemat em Tangará da Serra, na noite de ontem (16).

O diretor Político-pedagógico e Financeiro do campus, professor Anderson Fernandes de Miranda, apresentou a Universidade em números e apontou os principais avanços na última década, entre eles a composição e qualificação de recursos humanos através de concursos e dos afastamentos para mestrado e doutorado do corpo docente. “Ser apontado como o melhor curso de Agronomia do Estado pelo ranking da Folha de São Paulo e o terceiro da região é o reconhecimento desse processo. Assim como essa Sessão Solene é a cereja do bolo de tudo que tem sido desenvolvido há 20 anos”.

Segundo Anderson Miranda apesar de todos os avanços o campus de Tangará da Serra ocupa hoje um local que não condiz com seu crescimento carecendo de áreas para suportar a sua estrutura e lembrou que está em negociação para adquirir os espaços onde estão instaladas as áreas experimentais do campus.

A professora Ivanete Inês Parzianello Carvalho uma das precursoras do campus também esteve presente na Sessão Solene. Ivanete já era funcionária e professora do curso de Letras quando a Unemat encampou, em 1995, o Centro de Ensino Superior de Tangará da Serra (Cesut).  A professora lembrou que a encampação foi uma conquista através de um processo longo da sociedade de Tangará. “A Unemat chegou, cresceu e desenvolveu-se. Mostrou a que veio”, contou a professora que se aposentou em fevereiro. “O primeiro projeto de pesquisa do campus foi institucionalizado em 1998. Chamava ‘Esse cara tá diferente’ e analisava as músicas de Chico Buarque. Era do professor Agnaldo Silva. O primeiro doutorado da Unemat é daqui”, recordava Ivanete.

Sessão Solene – A Sessão Solene requerida pelo vereador Sebastin Ramos foi aceita por unanimidade entre os vereadores. De acordo com Sebastian o objetivo do pedido foi valorizar a história da universidade pública em Tangará da Serra, assim como reconhecer os profissionais da educação que passaram pela Instituição e os milhares de profissionais formados por ela. Natural de Campo Mourão, no Paraná, Sebastian mudou-se juntamente com a família para Tangará da Serra nos anos 80.  Graduado em História pela Unemat/Tangará da Serra, o vereador é atualmente o 1º secretário da mesa diretora da Câmara, presidente da Comissão de Saúde e relator da Comissão de Educação.

Obras de Implantação – Das seis obras de infraestrutura a serem realizadas no campus cinco são financiadas pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) direcionadas aos programas de Mestrado e Doutorado do campus e a outra obra pela prefeitura de Tangará da Serra que irá atender o curso de Engenharia Civil com salas de aula e laboratórios.  

 

 

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24713 | Impressões: 143114
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada