Mato Grosso, Quarta-Feira, 03 de Julho de 2024     
Novo Portal
Unemat e Prefeitura farão curso de aperfeiçoamento para Agentes Comunitários de Saúde
TANGARÁ DA SERRA
Unemat e Prefeitura farão curso de aperfeiçoamento para Agentes Comunitários de Saúde
09/11/2015 18:59:25
por Lygia Lima com Ana Claudia Terças

A Universidade do Estado de Mato Grosso e a Prefeitura Municipal de Tangará da Serra capacitarão os agentes comunitários de saúde e enfermeiros que atuam nas Unidades de Saúde da Família. O curso de aperfeiçoamento em Saúde da Família “O processo de trabalho do agente comunitário de saúde” terá início no próximo dia 16 de novembro e atenderá a 134 profissionais.

Com carga horária de 204 horas, o curso será dividido em três blocos: “ética e processo de trabalho na atenção básica”, “acompanhamento domiciliar das mulheres, crianças e adolescentes” e “acompanhamento domiciliar de idosos, pessoas com doenças crônicas, transmissíveis e saúde mental”. Cada módulo ocorrerá com 32 horas de teoria que acontecerão no auditório da Assessoria Pedagógica da Secretaria de Estado de Educação, 16 horas de práticas que acontecerão nas Unidades de Saúde da Família e 20 horas de estudos dirigidos. A perspectiva é que o curso termine em dezembro deste ano.

 

O objetivo do curso de aperfeiçoamento é construir por abordagem teórica\prática, o processo de trabalho de agentes comunitários de saúde e enfermeiros de Tangará da Serra sobre processo de trabalho de excelência na atenção básica. As coordenadoras do curso enfermeira do município Graziela Ribeiro e professora Ana Cláudia Terças, da Unemat enfatizam que essa capacitação irá impactar diretamente na qualidade das visitas domiciliares "Espera-se que os profissionais de saúde adquiram conhecimentos sobre diferentes assuntos da prática em ESF, como ética na atenção básica, processos de saúde nas fases do ciclo vital, situações de vulnerabilidade, informações e registros, territorialização e organização do processo de trabalho.  E busca-se em especial que os Agentes Comunitários de Saúde compreendam a relevância de seu papel integrativo entre os serviços de saúde e a comunidade, possibilitando que seu trabalho no Sistema Único de Saúde (SUS), contemple as diversas atividades, como visitar os domicílios com competência, realizar o mapeamento e territorialização, manutenção e produção de dados fidedignos, possua conhecimento para encaminhar os usuários aos serviços de saúde, analise as informações obtidas e atue nos grupos e atividades educativas."

 

Além da capacitação em si, o curso que será ministrado por enfermeiros vinculados a Secretaria Municipal de Saúde de Tangará da Serra e professores da Unemat, também construíram um livro, em que foram detalhadas todas as atividades das visitas domiciliares por temáticas, o mesmo será discutido durante o curso e posteriormente será publicado e disponibilizado a toda comunidade.

 

Parceria:

 

 

A parceria entra a Unemat e a Prefeitura de Tangará da Serra foi instituída no fim de 2014, com a proposta de ampliação da equipes da saúde da família, ocorreu a seleção para agentes comunitários de saúde que integraram essas equipes. Os novos profissionais iniciaram seu processo de capacitação através do curso introdutório de Saúde da Família, emanando após seu término a necessidade de se aprofundar sobre seu processo de trabalho na visita domiciliar em seus principais aspectos.

 

Neste contexto é que a parceria se constituiu por meio do Programa de Extensão em Saúde (PROEXTS) e Núcleo de Pesquisa e Extensão em Política, Planejamento, Organização e Práticas (individual e coletiva) em Saúde (NPEPS) para elaboração de curso de aperfeiçoamento que atenda às necessidades de capacitação desses profissionais, além de buscar o fortalecimento do vínculo entre os serviços de saúde e instituições de ensino.

 

“A parceria entre Prefeitura Municipal de Tangará da Serra e Unemat busca atuar nas diferentes áreas e em se tratando da Atenção Básica a saúde as mesmas são prioritárias pois possibilitarão a elevação da qualidade dos serviços de saúde e do nível de vida da população tangaraense”, afirma a professora Ana Claudia Terças. 

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24715 | Impressões: 143114
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada