O I Workshop de Seleção de Prioridade de Pesquisa em Saúde que acontece desde ontem (6) no auditório Edival dos Reis vai chegando ao fim com expectativas promissoras. Os professores da Faculdade de Ciências da Saúde (Facis) da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e representantes da Secretaria Municipal de Saúde de Cáceres (SMS) e do Escritório Regional de Saúde de Cáceres (ERS) discutiram os principais problemas de Saúde em Cáceres e Região com o propósito de promover ações de Saúde mais direcionadas.
De acordo com o diretor da Facis, professor Alcione Lescano, as discussões sobre apresentar os projetos de pesquisa em andamento na Facis, definir as linhas prioritárias de pesquisa, integrar e articular os projetos em andamento, assim como as linhas prioritárias de pesquisa começaram em março deste ano, ainda na gestão da professora Cristiana Teodoro de Melo Mendo.
Os principais problemas de Saúde apontados durante o Workshop pelos representantes da SMS, enfermeira Mayara Albuquerque Damasceno e do ERS, professor Clévio Octávio Borges Ferraz, foram os mesmos que já vem sendo apontados ao longo dos anos. Problemas como hanseníase e os infectoparasitários, que são o caso da dengue e das diarreias. E que os problemas apontados são também indícios de problemas de gestão na Saúde.
“Nossa intenção é ir à contramão de interesses externos, nós estamos construindo uma autonomia científica, para atender a sociedade cacerense e da região a partir da nossa realidade”, falou Lescano. O professor falou ainda da importância em reconhecer a expertise de cada pesquisador, reuni-los em grupos por afinidade científica e alinhar futuros problemas com os problemas locais. “É uma das formas da Universidade dar retorno à sociedade”, explicou.
Atualmente na Facis há 18 projetos de pesquisa institucionalizados na Unemat. Lescano esclarece que também existe o propósito um mestrado na área de Saúde dentro da Instituição. “Depois de definidas as linhas de pesquisa, através do diagnóstico que traçaremos a partir do Workshop, será possível propor esse mestrado de forma que atenda uma linha de pesquisa prioritária para os problemas de saúde de Cáceres e da Região”, concluiu.
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24838 | Impressões: 158401 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária