A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), através do Centro de Educação e Investigação em Ciências e Matemática, realizará a 4ª edição da Mostra de Iniciação Científica no Pantanal O evento será realizado no Campus Universitário Jane Vanini, em Cáceres, no dia 13 de novembro, das 9 às 17 horas.
O público-alvo do projeto são 780 alunos da educação básica, na faixa etária de 7 a 17 anos, das escolas públicas e privadas de Cáceres, que apresentarão ao público 212 trabalhos de iniciação científica desenvolvidos em equipe, com o auxílio de um professor orientador. Os trabalhos abordam as áreas de ‘Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias’, ‘Linguagens, códigos e suas tecnologias’, ‘Ciências humanas e suas tecnologias’ ou interdisciplinar.
De acordo com o coordenador do projeto, o professor Marcos Francisco Borges, trata-se de um projeto financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), cujo desenvolvimento ocorre em quatro fases distintas. “Na primeira fase, ocorrem a inscrição da equipe e a apresentação do projeto. Na segunda fase, a equipe, com a ajuda do professor orientador, desenvolve o projeto sobre o tema escolhido. Na terceira fase, a da preparação para a Mostra, a equipe tem duas tarefas: a entrega do resumo expandido para ser inserido nos anais do evento e a confecção do pôster para a apresentação do trabalho. E a quarta fase é quando os alunos apresentam o trabalho para o público na Mostra”, explica Marcos.
De acordo com a organização do evento, os objetivos do projeto são incentivar a investigação de fenômenos, conceitos e explicações sobre situações vividas no dia a dia, que aparentam à primeira vista algo inexplicável e de difícil compreensão, despertando o interesse por entendê-lo, estimulando assim, a iniciativa investigativa tanto por parte dos alunos quanto pelos professores. “Queremos despertar e instigar os alunos, tanto os que participam do projeto, quanto os que assistirem à apresentação da mostra, a se interessarem pela ciência. Buscar produzir conhecimento científico nas diferentes áreas, assim como da linguagem oral e escrita, para a compreensão dos fenômenos envolvidos nas atividades investigativas, experimentais e demonstrativas, além de consolidar o envolvimento da Universidade com a comunidade escolar, desenvolvendo a capacidade dos alunos para trabalharem em equipe”, afirma o coordenador.
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24843 | Impressões: 158401 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária