Dois alunos de doutorado do Programa de Pós-Graduação da Rede em Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal (PPGBionorte) da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) estão desenvolvendo pesquisas no exterior, através do Programa Ciência Sem Fronteiras.
O aluno Edmar Almeida de Oliveira está na Inglaterra desde agosto, desenvolvendo pesquisas com solos e queimadas na Amazônia. O acadêmico é orientado pelo professor Ben Hur Marimon Junior, do Campus de Nova Xavantina, e coorientado pelo professor Ted Feldpausch, da Universidade de Exeter. Os estudos de Edmar visam entender o impacto de antigas queimadas dos índios sobre a vegetação atual da Amazônia e o uso histórico do solo na estrutura da floresta. O desafio é montar um intrincado quebra-cabeça sobre o uso histórico das terras no passado e demonstrar que onde existem seres humanos existe fogo, com impactos negativos, mas também positivos, como o aumento de fertilidade do solo devido ao carvão resultante das queimadas.
Já o doutorando Josenilton de Farias está nos Estados Unidos também desde agosto, trabalhando em etapas de pesquisa para avaliar os efeitos do carvão vegetal nos solos. O aluno é orientado pela professora Beatriz S. Marimon, da Unemat em Nova Xavantina, e está sendo supervisionado pelo professor Lucas Silva, do Campus de Davis da Universidade da Califórnia (UCDavis). Os estudos de Josenilton visam avaliar mecanismos capazes de melhorar a fertilidade do solo para recuperação de áreas degradadas utilizando materiais ricos em carbono pirogênico, uma substância capaz de aumentar o poder da adubação. O doutorando espera melhorar o desempenho de nutrientes como nitrogênio, fósforo e potássio na nutrição de plantas nativas da transição Amazônia-Cerrado e usar estes conhecimentos na recuperação da vegetação original.
A Unemat espera fechar convênio com estas duas universidades, via Programa de Pós-Graduação, ainda este ano, aumentando sua participação internacional. “Tais convênios e ações com universidades de destaque em países como Inglaterra e Estados Unidos aumentam nossa visibilidade e contribuem para melhorar nosso desempenho na graduação e pós-graduação”, afirmou o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Unemat, Rodrigo Bruno Zanin.
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24790 | Impressões: 158401 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária