A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) realizou na semana passa a 3ª edição do Seminário de Biodiversidade e Agrossistemas Amazônicos e a 3ª edição do Encontro dos Discentes e Docentes do Programa de Mestrado em Biodiversidade e Agroecossistemas Amazônicos. Com cerca de 300 participantes, o evento teve início na terça-feira (13) e se encerrou na sexta-feira (16), no Museu de História Natural de Alta Floresta.
Neste ano, o Seminário teve como tema a conservação de solos na Amazônia Meridional. Durante os quatro dias de eventos houve palestras, mesas redondas, exposição de banners e concursos de fotografias.
Na terça-feira (13), após a solenidade de abertura com apresentação cultural, Daniel Vidal Pére, do Centro de Pesquisa de Solos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), no Rio de Janeiro/RJ, ministrou a palestra ‘Porque fazer o Ano Internacional do Solo?’, com moderação da unematiana Ivone Vieira da Silva.
A coordenação do evento ficou sob responsabilidade das professoras Ivone Vieira da Silva e Juliana Garlet. O evento contou com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat).
Palestras e atividades
Na quarta-feira (14), as atividades tiveram início com palestra sobre padrões nas trocas de energia ao longo de um gradiente de ecossistemas tropicais em Mato Grosso, com o professor Marcelo Sacardi Biudes, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Na sequência, a palestra sobre sensores remotos no estudo ambiental foi ministrada pelo professor Marcos Rafael Nanni, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), no Paraná. No segundo dia também foi realizada a apresentação de trabalhos orais.
As atividades de quinta-feira (15) envolveram cinco palestras: Maurel Behling, do Centro de Pesquisa Agrossilvipastoril da Embrapa em Sinop, abordou a estratégia Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) como ferramenta de conservação do solo; Ieda de Carvalho Mendes, do Centro de Pesquisa do Cerrado, em Planaltina, no Distrito Federal, falou sobre microbiologia do solo e sustentabilidade de sistemas agrícolas; os professores da Unemat, Gustavo Caione e Getúlio de Freitas Seben Junior ministraram palestra sobre práticas conservacionistas e manejo da fertilidade do solo; o professor Ricardo Ribeiro Rodrigues, da Universidade de São Paulo (USP) palestrou sobre adequação ambiental e agrícola de propriedades rurais, Cadastro Ambiental Rural (CAR) e Programa de Regularização Ambiental (PRA); a palestrante Irene Duarte, coordenadora de Iniciativas Sustentáveis do Instituto Centro de Vida (ICV), falou sobre o Programa Municípios Sustentáveis e estratégias de política pública do Estado de Mato Grosso. Também houve exposição de trabalhos científicos.
O evento se encerrou na sexta-feira (16), com a realização do Encontro dos Discentes e Docentes e a avaliação do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Agroecossistemas Amazônicos (PPGBioAgro).
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24792 | Impressões: 158401 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária