Foram prorrogadas até o dia 16 de outubro as inscrições para a Operação Paiaguás, parte do Projeto Rondon 2016. O Departamento de Ensino (Depends) do Ministério da Defesa (MD) divulgou a prorrogação do edital referente às inscrições de projetos para a Operação Paiaguás, parte do Projeto Rondon 2016. Dez municípios de Mato Grosso receberão, em janeiro de 2016, as ações do Projeto Rondon, que terá uma edição regional especial com participação de universidades e faculdades locais, após uma articulação promovida pelo Governo do Estado junto ao Ministério da Defesa.
A Unemat pode apresentar até cinco propostas por cada campi. O período de inscrições vai até 16 de outubro. A Operação Paiaguás será realizada de 9 a 23 de janeiro em Mato Grosso.
Os municípios de Alto Paraguai, Cáceres, Campo Verde, Denise, Jaciara, Nova Brasilândia, Pedra Preta, Poxoréu, Santo Afonso e Santo Antônio do Leverger receberão grupos de estudantes universitários que farão as capacitações com as comunidades, de acordo com as linhas de ação do projeto.
Estão disponíveis três áreas temáticas para inscrições de propostas de trabalhos para a Operação Paiaguás: a primeira área abrange cultura, direitos humanos e justiça, educação e saúde; a segunda área é composta por comunicação, tecnologia e produção, meio ambiente e trabalho; e a terceira área inclui a comunicação social. Oscampi poderão apresentar duas propostas na primeira área, duas n segunda e uma na terceira. Cada área possui demandas e exigências próprias. A proposta deve ser específica para a região onde a instituição pretende desenvolver as ações.
O pró-reitor de Assuntos Estudantis da Unemat, professor Anderson Amaral, destaca a importância de professores e acadêmicos participarem desse projeto social. “Essa é uma oportunidade ímpar na vida acadêmica, e serve de experiência profissional e crescimento pessoal”, lembra o pró-reitor, que avisa aos estudantes que a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) está à disposição para quaisquer esclarecimentos referente ao Projeto Rondon.
Para maiores informações, acesse o Edital Nº 4/2015 - Depens/Sepesd/SG-MD da Operação Paiaguás, no site do Projeto Rondon.
Projeto Rondon em MT
O Projeto Rondon trabalha a integração social e envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população, especialmente em regiões prioritárias com maiores índices de pobreza e exclusão social, bem como áreas que necessitem de maior aporte de bens e serviços.
“Conhecer o Brasil que está além dos livros é a intenção do projeto, que trabalho com dois grupos desenvolvendo atividades de capacitação e comunicação que possam melhorar os índices de desenvolvimento nas áreas atendidas”, informou o coordenador regional do projeto, capitão de fragata José Antônio Gomes.
O projeto foi criado em 1967 e de lá pra cá já passou por 778 municípios brasileiros e envolveu 17.300 estudantes e 272 instituições de ensino superior. Para o professor da Universidade de Cuiabá, Jaime Rufino, que participou de cinco edições do Projeto Rondon, é a oportunidade para que o estudante coloque em prática o que recebe de orientação em ensinamento na academia.
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24772 | Impressões: 158401 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária