Representantes da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e do Governo do Estado se reuniram na tarde desta sexta-feira (2) para discutirem uma potencial parceria da Universidade com o Programa Mato Grosso Criativo.
O Programa Mato Grosso Criativo gira em torno do desenvolvimento da economia criativa no estão mato-grossense, que tem por objetivo fazer da criatividade uma fonte de renda e, consequentemente, contribuir para a geração de emprego e redução da desigualdade social. A economia criativa cria modelos de negócio que tem o capital intelectual como principal recurso produtivo. Como parte das políticas públicas da atual gestão, o Governo de Mato Grosso lançou o Programa MT Criativo no último dia 17.
O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Rodrigo Bruno Zanin, e o pró-reitor de Extensão e Cultura, Alexandre Gonçalves Porto, acompanhados do diretor do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Unemat, Feliciano Lhanos Azuaga, foram apresentados ao programa pela coordenadora do Eixo de Estudo e Pesquisas do Programa Mato Grosso Criativo, Márcia Helena de Moraes Souza; pela coordenadora de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), Cláudia Marisa Rosa; e pelo coordenador de Desenvolvimento de Economia Criativa da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, Rafael Albertoni Mazeto. Também participaram da reunião dois membros da equipe da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), Marcelo Gouveia Sebastião e Roberto Tikao Tsukamoto Júnior.
“O Mato Grosso Criativo tem a Unemat como grande parceira em potencial, pois a Unemat é uma universidade do Estado e está inserida em várias regiões do Mato Grosso”, afirma o coordenador de Desenvolvimento de Economia Criativa, Rafael Albertoni Mazeto. “Dentro dos eixos de atuação, nós vemos a Instituição trabalhando principalmente no eixo de estudos, pesquisas, capacitação e formação ligadas à economia criativa”, explica Rafael.
“A Unemat como cabeça pensante na produção de conhecimento e na missão de levar este conhecimento para a sociedade, pode dar uma importante contribuição auxiliando o projeto do Mato Grosso Criativo”, acredita o diretor do NIT, Feliciano Lhanos Azuaga. “Podemos contribuir na capacitação e formação, e disseminar este perfil empreendedor pelo Estado, para auxiliar a potencialidade cultural de geração de conteúdo em Mato Grosso, para que isso se torne mais conhecido, crie emprego, gere renda e aumente a nossa diversidade”, diz Feliciano.
Para maiores informações, basta acessa a página oficial no Facebook do Mato Grosso Criativo (https://www.facebook.com/matogrossocriativo?fref=ts).
Confira abaixo o vídeo sobre Economia Criativa:
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24796 | Impressões: 158401 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária