Mato Grosso, Quarta-Feira, 03 de Julho de 2024     
Novo Portal
Inscrições de trabalhos para Projeto Rondon já estão abertas
OPERAÇÃO PAIAGUÁS
Inscrições de trabalhos para Projeto Rondon já estão abertas
24/09/2015 10:00:30
por Nataniel Zanferrari e Lygia Lima

O Departamento de Ensino (Depends) do Ministério da Defesa (MD) lançou edital referente às inscrições de projetos para a Operação Paiaguás, parte do Projeto Rondon 2016. Dez municípios de Mato Grosso receberão, em janeiro de 2016, as ações do Projeto Rondon, que terá uma edição regional especial com participação de universidades e faculdades locais, após uma articulação promovida pelo Governo do Estado junto ao Ministério da Defesa.

A Unemat pode apresentar até cinco propostas por cada campi. O período de inscrições vai até 6 de outubro, e o resultado final será divulgado no dia 6 de novembro.

Estão disponíveis três áreas temáticas para inscrições de propostas de trabalhos para a Operação Paiaguás: a primeira área abrange cultura, direitos humanos e justiça, educação e saúde; a segunda área é composta por comunicação, tecnologia e produção, meio ambiente e trabalho; e a terceira área inclui a comunicação social. Os Câmpuspoderão apresentar duas propostas na primeira área, duas n segunda e uma na terceira. Cada área possui demandas e exigências próprias. A proposta deve ser específica para a região onde a instituição pretende desenvolver as ações.

O pró-reitor de Assuntos Estudantis da Unemat, professor Anderson Amaral, destaca a importância de professores e acadêmicos participarem desse projeto social.  “Essa é uma oportunidade ímpar na vida acadêmica, e serve de experiência profissional e crescimento pessoal”, lembra o pró-reitor, que avisa aos estudantes que a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) está à disposição para quaisquer esclarecimentos referente ao Projeto Rondon.

Os municípios de Alto Paraguai, Cáceres, Campo Verde, Denise, Jaciara, Nova Brasilândia, Pedra Preta, Poxoréu, Santo Afonso e Santo Antônio do Leverger receberão grupos de estudantes universitários que farão as capacitações com as comunidades, de acordo com as linhas de ação do projeto. O termo de cooperação entre o Estado, MD e municípios foi assinado no último dia 17, em Cuiabá, pelo governador Pedro Taques, pelo coordenador nacional do projeto, general Walmir Schneider Filho, e pelos prefeitos dos municípios participantes.

Taques destacou a importância do projeto na aproximação entre o ensino acadêmico e a promoção de políticas públicas voltadas à garantia da cidadania. “O apoio do Ministério da Defesa em realizar uma edição regional do projeto levará capacitação e ações práticas ao cidadão, garantindo também que o acadêmico possa vivenciar um dos tripés da universidade, que é a extensão”, frisou o governador, destacando ainda que órgãos estaduais integrarão os grupos de trabalho do Projeto Rondon, cuja edição especial em Mato Grosso foi solicitada em alusão aos 150 anos de comemoração do nascimento do marechal Cândido Rondon.

O coordenador nacional do projeto informou que as instituições de ensino superior devem ficar atentas ao edital para inscrição dos trabalhos. “O prazo para análise dos trabalhos é bem curto e após essa etapa, as universidades terão um período para fazer as adaptações necessárias à realidade de cada município que será contemplado”, explicou o general Schneider, acrescentando que um dos objetivos do projeto é contribuir com desenvolvimento de comunidades mais carentes e desenvolver senso de cidadania junto aos universitários participantes.

Representando os municípios participantes do projeto, a prefeita de Pedra Preta, Mariledi Araújo, afirmou que a inserção das pequenas cidades nas ações contribui para melhorar a capacitação dos habitantes. “Só temos a agradecer a realização do projeto Rondon, por entender a importância que essas ações representam em cada cidade”.

A Operação Paiaguás será realizada de 9 a 23 de janeiro em Mato Grosso.

 

Para maiores informações, acesse o Edital Nº 4/2015 - Depens/Sepesd/SG-MD da Operação Paiaguás, no site do Projeto Rondon.

 

Projeto Rondon em MT

O Projeto Rondon trabalha a integração social e envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população, especialmente em regiões prioritárias com maiores índices de pobreza e exclusão social, bem como áreas que necessitem de maior aporte de bens e serviços.

“Conhecer o Brasil que está além dos livros é a intenção do projeto, que trabalho com dois grupos desenvolvendo atividades de capacitação e comunicação que possam melhorar os índices de desenvolvimento nas áreas atendidas”, informou o coordenador regional do projeto, capitão de fragata José Antônio Gomes.

O projeto foi criado em 1967 e de lá pra cá já passou por 778 municípios brasileiros e envolveu 17.300 estudantes e 272 instituições de ensino superior. Para o professor da Universidade de Cuiabá, Jaime Rufino, que participou de cinco edições do Projeto Rondon, é a oportunidade para que o estudante coloque em prática o que recebe de orientação em ensinamento na academia.

Participaram da assinatura do termo de cooperação os secretários da Casa Civil, Paulo Taques; da Casa Militar, coronel Airton Siqueira Junior; de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luiza Trovo e o comandante do Exército em Mato Grosso, general José Carlos Avellar.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24695 | Impressões: 143114
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada