Mato Grosso, Quarta-Feira, 03 de Julho de 2024     
Novo Portal
Professor da Unemat propõe metodologia que pode detectar variações no genoma humano
PESQUISA
Professor da Unemat propõe metodologia que pode detectar variações no genoma humano
21/09/2015 16:03:33
por Lygia Lima

Por acaso. Foi assim que o professor Joaquim Manoel da Silva, da Unemat, campus de Nova Xavantina, descobriu uma metodologia que pode facilitar a identificação de variações raras no genoma humano. A pesquisa, fruto do seu doutorado no programa de pós-graduação em Genética e Biologia Molecular na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) analisava o DNA de gado nelore para identificar a presença de um tipo de variação genética já reconhecida na literatura – um SNP, ou snip, sigla em inglês para polimorfismo de nucleotídeo único. A descoberta dessa metodologia foi destaque no periódico “Plos One” e também no Jornal Unicamp que está em circulação.

De acordo com o professor a metodologia identificada meio que por acaso poderá ser utilizada para revelar variações raras no genoma humano. O orientador de Joaquim na pesquisa de doutorado e coautor no trabalho, pesquisador Michel Eduardo Beleza Yamagishi, do Laboratório Multiusuário de Bioinformática da Embrapa, alerta para a necessidade de rever a forma como muitos estudos vinham sendo feitos. “A prática de descartar os resultados de genótipos perdidos, atribuindo a falha na hibridização dos snips a erros laboratoriais ou do chip, pode estar levando à destruição de informação genética relevante, incluindo a eventual descoberta de novos snips”. Segundo ele “Estão jogando a criança fora com a água do banho”, resumiu.

O professor da Unemat lembra que a pesquisa e essa descoberta é fruto da política de qualificação da Instituição que permite o afastamento para se dedicar a pós-graduação e a pesquisa. Ele foi bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo e a pesquisa tem o financiamento da Embrapa.

Leia a matéria sobre a pesquisa na íntegra no jornal da Unicamp acessando: http://www.unicamp.br/unicamp/ju/638/do-gado-nelore-ao-genoma-humano

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24693 | Impressões: 143114
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada