A professora Rita Maria de Paula Garcia, do curso de Turismo da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), campus de Nova Xavantina realizou uma pesquisa de territorialidade turística na região ‘Encontro das Águas’ e constatou que existe potencial e possibilidade para o turismo se desenvolver na região onde os principais atrativos são públicos. O território estudado abrange os municípios mato-grossenses de Barra do Garças e Pontal do Araguaia, e o município goiano de Aragarças.
Divididos apenas pelos rios das Garças e Araguaia, a região Encontro das Águas recebe turistas o ano todo, foi o que constatou Rita Garcia. “O turismo ocorre em todos os meses, não só no período de seca como se acreditava”, cita a pesquisadora. Ela ainda explicou que a região só pode ser estudada como um todo. “Estes três municípios são agrupados e conurbados. Eu não poderia estudar Barra do Garças isoladamente porque o turismo acontece nos três municípios agrupados. Esse turista flui entre eles e, muitas vezes, ele nem se dá conta que está passando e trafegando por três municípios. Normalmente ele se hospeda em um, utiliza os atrativos dos outros.”
Partindo do princípio de que Barra do Garças seria o principal polo turístico da região Leste do Estado de Mato Grosso a pesquisadora buscou respostas para perguntas como: Quem são esses turistas? Quais os lugares que visitam? Quais suas preferências e motivações? E acabou descobrindo que a maioria chega ao Encontro das Águas para visitar amigos e parentes, seguidos dos que buscam por lazer. Juntos estes visitantes representam quase 60% dos turistas, oriundos principalmente dos estados de Mato Grosso e Goiás. Somados os dois estados, eles são responsáveis por 90% da origem dos turistas do Encontro das Águas.
Dos 1140 formulários aplicados aos turistas no período de um ano nas BRs 070 e 158, nas rodoviárias de Barra do Garças e de Aragarças e nos atrativos turísticos do Encontro das Águas foi identificado como principal ponto turístico da região o Parque Municipal das Águas Quentes, seguido das cachoeiras no Parque Estadual da Serra Azul e das praias dos rios Araguaia e das Garças.
Segundo Rita Garcia, em dados gerais, sua pesquisa mostrou que a região precisa primeiramente de melhores acessos e de maior profissionalização do Setor antes de divulgar a Região. Com sua pesquisa ela pretende contribuir e subsidiar melhorias das políticas públicas que envolvam o turismo no Encontro das Águas.
Pontos Turístico: Os pontos turísticos da Região Encontro das Águas foram apontados nos Mapas dos Atrativos Turísticos: Clube Social Balneário Peixinho; Discoporto; Hotel Fazenda Água Santa; Mirante do Cristo; Parque das Águas Quentes; Pesque-pague Lago da Serra; Portal do Roncador; Porto do Baé; Pousada Cachoeira Cristal; Praia do Bosque; Praia Quarto Crescente; Restaurante Encontro das Águas e Trilha das Cachoeiras.
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24779 | Impressões: 158401 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária